Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Dia 21 de junho é o dia de celebrar a música!

      21 de junho de 2017 14:22 Por Gustavo Morais

      A música é a manifestação artística que une povos, promove reflexões acerca de questões humanitárias e simboliza revoluções. De maneira resumida, podemos dizer que a música é simplesmente parte de nosso DNA. É impossível saber quando foi que essa arte maravilhosa surgiu, mas sabemos que hoje, 21 de junho, é o Dia Internacional da Música!

      O festival conta com pequenos shows em esquinas até grandes apresentações (Foto: Reprodução)

      A data surgiu a partir de uma manifestação musical que rolou na França, no dia 21 de junho de 1982, que ficou conhecida como Fête de la Musique – Dia da Música, em português. A ideia foi concebida pelo então ministro da cultura francesa, Jack Lang, que, por meio de um estudo dos hábitos culturais de seus conterrâneos, descobriu que 5 milhões de franceses tocavam violão! Foi então que Lang resolveu promover um evento em que as pessoas mostrassem seus talentos nas ruas. Veja abaixo um vídeo da primeira edição do Fête de la Musique.

      Desde então, a festividade, fomentada pelo Ministério da Cultura francês, cresceu e se espalhou, sendo celebrada hoje em mais de 460 cidades de 110 países, incluindo Austrália, Itália, Egito, Colômbia, Chile, Nepal e Japão. Confira um pouquinho do que rolou no Fête de la Musique de 2015, em Berlim, na Alemanha.

      No Fête de la Musique, músicos amadores e profissionais são incentivados a tocar nas ruas, sob o slogan Faites de la MusiqueFazer Música, em português. São organizados muitos eventos gratuitos, que promovem aproximação entre as pessoas e os mais variados estilos de música. Em 2014, por exemplo, o cantor português David Carreira agitou o público francês com o hit Ai se eu te pego, do brasileiro Michel Teló.

      A organização do Fetê da la Musique prevê duas diretrizes básicas para o artista participar do evento em Paris: todos os shows devem ser gratuitos para o público e todos os artistas devem abrir mão do cachê para participar da festa, ou seja, é tudo 100% 0800! Isso também é verdade para a maioria das cidades participantes. Sorte de quem estava lá na França em 2005, quando a pop star Shakira prestigiou o evento com toda sua latinidade! Dá só uma olhada no que rolou na edição de 2005!

      E no Brasil? Não tem?

      Para o bem da cultura brasileira, o Dia da Música também é celebrado por aqui! Neste ano, em território brasileiro, nós teremos 445 shows e 96 palcos! Tudo isso vai rolar em 51 cidades e 22 estados. Porém, ao contrário da festa original, nosso Dia da Música vai rolar no dia 24 de junho.

      O evento oferece apoio financeiro a palcos que queiram hospedar shows no Dia da Música. Nos palcos desta festa já se apresentaram artistas como As Bahias e a Cozinha Mineira, Lucas Santtana, Psilosamples, O Terno, Omulu, Carne Doce, entre muitos outros.

      Para ficar ligado na programação, basta você clicar aqui e escolher o evento mais próximo de você!