Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Quero Ser Músico #5: trabalhos para quem está começando na carreira!

      23 de junho de 2017 9:39 Por Damy Coelho

      Dando continuidade ao nosso especial Quero Ser Músico, vamos falar sobre as (várias) possibilidades de trabalho para quem está começando na carreira. Já mostramos como é vantajoso começar dando aulas particulares do instrumento que você manja, mas há outros caminhos possíveis para um iniciante seguir. E todos podem garantir aquela graninha no fim do mês!

      1. Fazer estágio em uma escola de música

      Se você está se especializando em uma faculdade ou conservatório, é possível trabalhar como estagiário em uma escola de música. Diferente do professor particular (que tem mais liberdade para programar as aulas), você vai desenvolver as técnicas de ensino de acordo com a metodologia da escola.

      O estágio é vantajoso porque é uma garantia de remuneração fixa, fora as outras vantagens que trabalhar em uma escola de música pode te oferecer. Por exemeplo, você pode aproveitar o contato com outros profissionais e alunos dos mais diferentes níveis para aprimorar seu universo de aprendizado!

      2. Tocar em bandas dos mais diversos estilos

      A gente sabe que não é fácil ter uma banda independente e começar do zero pode demandar tempo e gastos com ensaio, estúdios, turnês… mas há músicos profissionais que tiram o ganha-pão tocando em bandas que garantem uma remuneração fixa, como as bandas de formaturas, de igrejas... é uma ótima chance de viver tocando por aí e ainda ganhar por isso!

      3. Partiu, barzinho!

      Só que neste caso não é pra curtir, mas pra trabalhar! Muitos músicos que hoje bombam nas rádios começaram tocando em bares. Apesar do preconceito que ronda essa área, é uma profissão como qualquer outra!

      Você pode ser remunerado por noite ou mensalmente, se for um músico fixo de um local. Além de poder montar seu próprio repertório (com músicas populares, claro), você pode mostrar o seu talento para pessoas de diferentes estilos e gostos, ampliando o seu networking. Todo mundo sabe que quem é músico quer mesmo é tocar, então, trata-se de uma oportunidade legal para começar e ainda ganhar um dinheiro com isso! Procure um bar que trabalhe com música ao vivo e não tenha medo de vender o seu peixe!

      4. Por dentro do estúdio

      Quem quer trabalhar na área também tem outra boa opção para começar: trabalhar em estúdios. O ambiente do estúdio é interessante porque os vários equipamentos e técnicas disponíveis permitem que você aprenda também um pouco de mixagem, de gravação e tudo mais – se for do seu interesse, claro. No fim das contas, você faz seu pé de meia e ainda amplia seu currículo!

      Não deixe de conferir as outras edições do Quero Ser Músico:

      Especial Quero Ser Músico #1: Como é uma faculdade de música

      Especial Quero Ser Musico #2: As áreas possíveis no mercado

      Especial Quero Ser Músico #3: Jeitos de convencer seus pais de que é possível viver de música

      Quero ser músico #4: dando aulas particulares