Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Quero ser músico #6: cinco dicas para ser um músico bem-sucedido!

      30 de junho de 2017 12:13 Por Damy Coelho

      Em mais uma edição do especial Quero Ser Músico, vamos a um tópico que muito interessa: como ser um músico bem-sucedido?

      Mas calma que não estamos falando só de dinheiro: um músico bem-sucedido abre portas e tem oportunidades novas a todo o momento. O dinheiro, é claro, vem como consequência!

      No fim das contas, você verá que não é muito diferente de outras profissões: ter disciplina e foco é fundamental para ir longe, inclusive no ramo da música. Vem ver as nossas dicas!

      1. Ser pontual

      Um defeito muito grande que acaba levando 10 entre 10 bandas a terem uma D.R é o integrante ~atrasadão. Sempre acaba tendo um que atrasa para ensaiar, que chega tarde na passagem de som e até nos shows… aí não dá, né? O músico que assume esse papel pode acabar travando o sucesso de uma banda, simplesmente porque muitos produtores (e donos de estúdio também!) não toleram atraso, por uma questão logística. Não é porque a música é um área versátil e informal que dá pra dar o migué, né. Pontualidade é fundamental. Já vá treinando!

      2. Busque sempre se aprimorar!

      Na música, o aprendizado é eterno! Sempre há uma música nova pra tirar, uma técnica nova para conhecer, um instrumento novo no mercado para testar…. por isso, é importante buscar a todo o momento se especializar. Assim como em outras profissões, um músico preparado e capacitado voa longe! E isso vale para qualquer área que ele quiser seguir: desde tocar numa banda até produzir, bancar um estúdio, fazer musicoterapia, ser um luthier… e por aí vai.

      O grande batera Lincoln Cheib já disse ao Cifra Club:

      “Eu levei uma década me formando como músico e estudando bastante: diariamente, 6 horas por dia… se for contar o tempo que eu me dediquei estudando música, deve dar o mesmo tempo de um curso de medicina!”.

      Então, já sabe, né?

      3. e comunicar!

      Essa pode ser uma tarefa difícil para os mais tímidos, mas não encare como algo torturante: o músico, especialmente aquele que toca em bandas, tem um diferencial quando sabe se comunicar. Muitas vezes é o próprio músico que precisa fazer o papel de produtor e assessor, então, você pode se deparar com muitas situações em que precisa se posicionar em nome da banda, entender seus direitos e até vender bem o seu trabalho. Não tenha medo de comunicar em nome de um trabalho que você acredita!

      4. “Ei, você conhece a minha banda?”

      Falando em vender o peixe, vale também se destacar quando o assunto é divulgação. Pesquise as melhores maneiras de produzir um release (e lembre de revisar o texto!), chame aquele seu amigo fotógrafo que pode tirar fotos da sua banda por um valor amigável e alimente diariamente as redes sociais do seu projeto.

      Vá por nós, não basta “apenas” fazer música de qualidade: você precisa vender essa ideia pro mundo! Procure entender o tipo de linguagem que sua banda quer passar (olha o estudo aí de novo!) e bote isso em prática no Face, Twitter e Instagram. Você pode agregar novos fãs e produtores de shows se souber divulgar bem o seu trabalho!

      Ah, não precisa nem dizer que a dica vale pra qualquer área profissional da música, né? Não é só pra quem tem banda não!

      5. Seja organizado e passe credibilidade!

      Novamente, com a palavra,  Lincoln Cheib:

      É interessante já se focar em onde você está chegando e onde você quer chegar na carreira de músico. Buscar excelência é fundamental. É preciso ter organização, autocrítica, ter cuidado com o estudo, com a apresentação… porque uma coisa é o cara chegar todo maluco, bagunçado, desorganizado e falar pro pai: Pô, pai, eu vou tocar numa banda! Ninguém vai por fé nisso. O mundo não comporta mais esse tipo de cara, nem na música. Ele não vai longe. Não é ser careta não. É ter atitude. Estuda o seu instrumento, aprenda um idioma, organize suas finanças pra poder renovar seu instrumento. E não fica afoito com a moda! A moda passa, é uma fase. Se você quiser ser músico, pensa nisso como uma atividade pra vida toda.

      Já deu pra sacar, né?! O caminho para ser um músico bem sucedido pode não ser fácil, mas não tem nenhum segredo. É só se empenhar que você chega lá!

      E para conferir mais dicas preciosas do baterista Lincoln Cheib, confira nossa entrevista: