Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Instrumento diferentão: Tocando em um baixo de 15 cordas

      28 de julho de 2017 8:24 Por Damy Coelho

      ‘Baixão’ é bem exótico (Foto: Internet)

      Ah, o baixo. Aquele instrumento de 4 cordas com o som grave e charmoso, que dá o tom de qualquer banda. Baixistas como Paul McCartney, Flea, Kim Gordon, entre tantos outros todos de talento incrível, ensinaram várias pessoas a se apaixonarem pelo instrumento.

      O YouTuber Davie é uma dessas pessoas que amam baixo. Ele já fez vários vídeos em seu canal tocando o instrumento e recebe diversos comentários em cada um deles. Só que alguns “haters” trataram de desafiar o cara a tocar um baixo de 15 cordas (!), duvidando da habilidade do rapaz. Então, ele mesmo resolveu arrumar a versão “extra large” do instrumento e mostrar que não está para brincadeira.

      Veja só:

      Se o baixo de 12 cordas já é considerado quase uma monstruosidade entre alguns músicos, imagina colocar 15 cordas?! No vídeo, dá para perceber que as cordas são tocadas em grupos – assim fica mais fácil de tirar o som do instrumento e de manuseá-lo. Logo, várias cordas podem formar um único acorde, e este pode ser um truque interessante na hora de lidar com o trambolhão.

      Apesar de chamar a atenção pela grandiosidade, o baixo de 15 cordas não é unânime entre os instrumentistas. O nosso instrutor Naldão, por exemplo, prefere ponderar a respeito do assunto.

      “Do ponto de vista artístico, é muito foda…É fantástico poder buscar novas possibilidades sonoras, além de técnicas e de concepções musicais. Particularmente acho o baixo de 15 cordas um exagero, mas é muito interessante, por outro lado… quem toca um instrumento como este pode testar bastante e se tornar um precursor em algumas técnicas específicas pra esse baixo”, pontua o músico.

      E você, tocaria em um baixão desses ou prefere as versões tradicionais?!