Cifra Club

O guia definitivo para você comprar o primeiro ukulele

Quer saber como comprar o primeiro ukulele? Neste material, você você verá tudo o que precisa para adquirir o seu!

Homem praticando em seu primeiro ukulele
O ukulele é divertido e prático, sendo perfeito para diversas situações (Foto/Pexels)

Primeiramente, saiba que o ukulele é um instrumento bastante democrático: portátil, barato e simples de tocar, se comparado a outros. Inclusive, o equipamento de quatro cordas tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos, por ser uma ótima porta de entrada para o mundo da música.

Como resultado dessa popularidade, podemos encontrar diferentes tipos e modelos no mercado, com preços variados.

Pois bem: curte o instrumento, tem vontade de aprender a tocar ukulele e quer saber como comprar um? Então, fique de olho nas nossas 5 dicas essenciais para ter o seu primeiro uke.

O que eu preciso saber antes de comprar um ukulele?

Agora que você está na pira de colorir o mundo com as melodias desse instrumento tão peculiar, chegou a hora de conferir o que avaliar quando for comprar o primeiro ukulele.

Vamos lá?

1. Conheça os tipos de ukulele

Soprano, Concert, Tenor ou Barítono? Não entendeu nada? Esses são os quatro principais tipos de ukulele!

O Soprano é o mais popular e um dos favoritos de quem compra pela primeira vez, por ser menor e mais barato. O tamanho pequeno permite um timbre mais leve e brilhante. Por outro lado, porém, isso pode ser um empecilho para os iniciantes, principalmente por causa do reduzido tamanho das casas e do corpo.

Por isso, quem já tem familiaridade com o violão pode querer optar pelo Concert ou pelo Tenor, que se assemelham um pouco mais ao tamanho do corpo desse instrumento. Além disso, ambos costumam ter um timbre mais quente, rico e ressonante, com um som volumoso e grave.

O Tenor é um modelo conhecido por muita gente. Foi ele, inclusive, que Eddie Vedder usou em seu álbum solo todo tocado com o instrumento, o Ukulele Songs, de 2011.

Já o Barítono é o mais diferente em comparação com os outros. Este tipo de uke apresenta um som mais encorpado e cheio, se assemelhando mais à sonoridade de um violão.

2. Saiba como é a afinação do ukulele

No processo de como comprar o primeiro ukulele, é importante estar ciente da questão da afinação.

Nesse sentido, Soprano, Concert e Tenor são iguais, todos afinados em (C). Com isso, são tocados da mesma maneira; se você consegue manusear um, fará o mesmo com os outros. O que os difere entre si são o timbre e a tocabilidade, relacionados ao tamanho de cada tipo de instrumento.

As cordas de ukuleles Soprano, Concert e Tenor são afinadas da seguinte forma: Sol, , Mi e – de cima para baixo.

Por outro lado, o ukulele Barítono é o que se diferencia em tal quesito, sendo afinado no tom de Sol (G). Logo, suas cordas ficam dessa maneira: D (ré), G (sol), B (si) e E (mi);

3. Conheça as marcas populares de ukulele

Algumas fabricantes de ukulele se destacam das demais. Por isso, listamos as principais marcas do mercado, para que você conheça as referências da produção do instrumento.

Kala

Uma das marcas mais populares e indicadas por músicos. A empresa trabalha exclusivamente com ukuleles, o que aumenta a credibilidade em relação à sua produção.

Tagima

A marca brasileira popular na produção de guitarras e violões também fabrica ukuleles. Por ser um produto nacional, pode pesar menos no seu bolso.

Kalani

Marca que vem crescendo no mercado brasileiro, também com preços mais populares. Ela tem investido muitos esforços em melhorias para o instrumento.

4. Compre apenas em lojas indicadas ou de grande porte

Tente comprar o melhor equipamento que seu dinheiro permitir. Uma situação muito comum quando estamos falando de iniciantes é quando alguém compra um ukulele com preço baixo e de pouca qualidade. Isso dá ao instrumento uma péssima performance, fazendo a pessoa desistir precocemente.

Ao mesmo tempo, pensando nesta questão, não fuja de sua realidade financeira, para que algo com o objetivo de ser prazeroso não se torne uma grande dor de cabeça.

5. Troque a corda do seu ukulele novo

Muitos músicos apontam que as cordas que vêm nos ukuleles, quando adquiridos, são de baixa qualidade, especialmente nos mais baratos. Portanto, se prepare para investir também no encordoamento. Alguns modelos e marcas indicadas são Aquila Nylgut e Martin Fluorcarbono.

Gostou das dicas? Se sim, mande este artigo para a galera que também está interessada em saber, de fato, como comprar ukulele da maneira correta. Isso pode ajudar muita gente.

Agora que você já sabe como adquirir seu instrumento, chegou a hora de praticar! Para isso, você precisa de um boa fonte de ensino. Então, conheça o Cifra Club Academy já!

Na nossa plataforma de ensino online, você tem acesso a um curso de ukulele de primeira qualidade. Método eficaz, preço bom, quando e onde você quiser: não tem como desperdiçar essa baita oportunidade!

Portanto, inscreva-se já na nossa academia musical!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK