Cifra Club

Yamaha lança instrumento de sopro ultraportátil; conheça o Venona

Mais uma inovação da Yamaha (Foto: Divulgação)

Mundialmente conhecida por suas tecnologias inovadoras, a Yamaha acaba de apresentar mais uma novidade. Durante a NAMM 2018, a maior feira de música do mundo, a empresa japonesa lançou o Venova, um instrumento de sopro ultraportátil que soa como saxofone ou clarinete.

Venova é ultraportátil, versátil e tem preço acessível (Foto: Divulgação)

Projetado em uma única estrutura de tubo ramificado, o Venova tem um timbre brilhante e volumoso. O corpo feito com resina ABS é menor, mais leve e mais durável do que os instrumentos de sopro convencionais. Além do mais, pode ser lavado com água e é de fácil manutenção. Confira o vídeo de apresentação do instrumento:

Assim como o saxofone ou clarinete, o Venova produz diferentes nuances sonoras. Bastante versátil, o instrumento serve para as mais diversas situações musicais, conforme você pode conferir no vídeo abaixo:

Segundo o executivo Matt Kerns, gerente de marketing da Yamaha Corporation of America, o instrumento é indicado para músicos dos mais variados níveis. Os iniciantes, inevitavelmente, vão apreciar a fácil dedilhação. Em contrapartida, os músicos mais experientes apreciarão as possibilidades sonoras oferecidas pela gama cromática de duas oitavas.

Projetado para ser uma alternativa barata e acessível em relação aos instrumentos de sopros tradicionais, o design de última geração do Venova combina a simplicidade de um gravador com o som rico de um saxofone. O resultado é um instrumento divertido de se tocar! A experiência é a mesma para o músico experiente e para o iniciante!

O Venova vem com um bocal, uma cana sintética, case e uma correia. Nas lojas dos Estados Unidos, o instrumento custa US$ 129,99 (aproximadamente R$ 420). Se quiser ter um exemplar em mãos, basta acessar o site e buscar o vendedor mais próximo!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK