Cifra Club

Partes do violão e suas funções

Conheça a anatomia completa de um violão e entenda como o som do instrumento é gerado a partir da sua estrutura!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o violão não é apenas um instrumento de seis cordas presas a uma estrutura de madeira. Isso porque existem vários outros elementos que contribuem para caracterizar o som desse que é um dos instrumentos mais tocados na história. Vamos conhecer a anatomia do violão?

Partes do violão
Cada parte do violão influencia na sonoridade do instrumento (Foto: Reprodução/Freepik)

É claro que as cordas do violão influenciam no seu timbre. Nesse sentido, violões com corda de aço têm uma sonoridade diferente dos violões com corda de nylon, por exemplo. Mas peças como trastes, tampo e tróculo, por exemplo, influenciam tanto quanto as cordas para definir e estruturar o som de um violão.

Além disso, é importante conhecer a funcionalidade das peças do violão, até para saber como manuseá-lo adequadamente. Então, bora lá entender como funciona a anatomia de um violão?

Quais são as partes que compõem um violão?

Para entendermos como é o som do violão, precisamos assimilar que cada uma das peças desse instrumento é responsável pela sua sonoridade final.

Por isso, vamos não só te apresentar as partes de um violão, como também explicar como elas atuam na composição do instrumento.

Corpo

O corpo do violão desempenha um papel crucial no som do instrumento. Assim sendo, ele é responsável por projetar e amplificar o som das cordas.

Além disso, o tipo de madeira com o qual o corpo foi fabricado, assim como seu tamanho, contribui para a definição do timbre do violão.

Por fim, o corpo do violão é quem dá estrutura ao instrumento, garantindo que ele seja capaz de suportar a tensão das cordas.

Boca

A boca é o famoso furo no corpo do instrumento, que fica abaixo da parte em que as cordas são palhetadas ou dedilhadas. É ela que permite que o som gerado pelas cordas seja liberado.

A forma e o tamanho da boca também influenciam na sonoridade do violão. Dessa forma, diferentes designs de boca geram diferentes timbres.

Além disso, o tamanho da boca determina a quantidade de som que é liberada, influenciando na intensidade com que o som das cordas é projetado.

Tampo

Uma das peças mais importantes na anatomia do violão, o tampo é o responsável por transmitir as vibrações das cordas para o corpo do instrumento.

O tampo ressoa em frequências específicas em resposta às vibrações das cordas. Essa ressonância ajuda a definir o timbre do violão.

Por fim, o tampo atua como um captador, amplificando o som produzido pelas cordas. Sua capacidade de vibrar de maneira controlada e eficiente é crucial para a projeção do som do violão.

Cavalete

O cavalete é quem transmite as vibrações das cordas para o tampo do violão. Além disso, ele fornece suporte estrutural às cordas e ao tampo.

Por isso, ele é projetado para suportar a tensão das cordas e distribuí-la de maneira uniforme, para evitar danos ao instrumento.

Rastilho

O rastilho do violão é uma pequena peça fixada ao cavalete que transmite a vibração das cordas para ele.

Além disso, o rastilho é a peça que controla a altura das cordas em relação ao braço do violão. Isso é conhecido como ajuste da ação.

Dessa forma, uma ação mais baixa facilita na hora de tocar. Por outro lado, uma ação mais alta é indicada para evitar o trastejamento e facilitar o uso de técnicas mais agressivas.


Por fim, rastilhos feitos de osso produzem um som mais claro, com um sustain maior.

Tróculo

Localizado na lateral esquerda do violão (lateral direita no violão para canhotos), o tróculo fixa o braço ao corpo do instrumento.

Existem dois tipos de tróculos. Um deles é entalhado no braço do violão, enquanto o outro é uma peça separada, colada ao braço e ao corpo do instrumento.

O tróculo desempenha um papel essencial na anatomia do violão, pois a junção do braço ao corpo exerce grande influência no timbre e na estrutura do instrumento.

Braço

O braço do violão, também conhecido como escala, é a parte longa e fina do instrumento que se estende desde o corpo até a ponta.

Ao longo de sua extensão, o braço é segmentado por outras peças. Então, bora lá entender como é dividido o braço do violão?

Trastes

Os trastes são pequenas barras de metal incorporadas perpendicularmente ao longo do braço do violão.

Eles são responsáveis por definir os pontos específicos onde as cordas são pressionadas. O espaço entre dois trastes é conhecido como casa, que é onde as cordas são pressionadas para produzir diferentes notas musicais.

Tensor

Outra peça muito importante na anatomia do violão é o tensor. Localizado sob o braço do violão, ele é uma barra de metal ajustável que corre ao longo do comprimento do braço.

O tensor é usado para ajustar a curvatura do braço, o que afeta a ação das cordas e pode ser usado para corrigir problemas como empenamento.

É essencial que o tensor esteja regulado para o calibre de corda que se deseja usar.

Pestana

Localizada na extremidade do braço mais próxima à mão do violão, a pestana (ou nut) é uma peça feita de osso ou material sintético.

Ela serve para manter as cordas elevadas e separadas, garantindo que elas vibrem livremente.

Mão (headstock)

Também chamada de headstock, a mão do violão está localizada na extremidade do braço e abriga as tarraxas.

Tarraxas

As tarraxas, por sua vez, também conhecidas como cravelhas, são componentes localizados no headstock, e é através delas que você afina as cordas.

Assim, elas mantêm a tensão necessária para que as cordas permaneçam afinadas enquanto o violão é tocado.

Por fim, elas podem ser feitas de metal, plástico ou até mesmo materiais mais nobres, como madrepérola.

Agora você sabe como funciona a anatomia do violão! Mas, antes de nos despedirmos, queremos falar sobre uma novidade incrível que você, violonista, não pode perder.

O Violão Cifra Club já está disponível para você adquirir! Nosso modelo especial do instrumento é perfeito para quem busca qualidade e conforto ao tocar.

Saca só as características do nosso violão:

  • Indicado tanto para iniciantes quanto para quem já toca há mais tempo;
  • Todas as madeiras usadas são de reflorestamento;
  • Ressonância vibrante e equilibrada;
  • Braço fino;
  • Macio e confortável;
  • Layout moderno e com acabamentos minimalistas;
  • Excelente custo-benefício;
  • 12 meses de garantia.

Anatomia do Violão Cifra Club

Vai perder a chance de ter um violão de extrema qualidade por um preço que cabe no seu bolso?

Então, não perca tempo e adquira já seu Violão Cifra Club! E corre, porque o estoque é limitado!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK