Cifra Club

De “Pôneis Malditos” à “Pipoca e Guaraná”, relembre jingles marcantes!

Clarice Falcão cantou um jingle memorável (Foto/Internet)

Hoje, 2 de abril, é o Dia do Propagandista. Entre suas várias atribuições, esse brilhante profissional da comunicação elabora os jingles, isto é, ele faz aquelas músicas que ficam na memória de todo mundo e acabam impulsionando vendas e divulgações de produtos.

1. “A maldição do pônei”

Para divulgar a potência da caminhonete Frontier, no ano de 2011, a empresa automotiva Nissan apostou em uma estratégia viral pra lá de bem sucedida. Sim: nós estamos falando da campanha chamada “Pôneis Malditos”.

A ação via internet consistiu em um vídeo com os mesmos 30 segundos do filme feito para TV, porém com um extra: ao término dos 30 segundos, quem não enviasse o link do vídeo para 10 pessoas seria condenado a ficar com o jingle na mente.

2. A galinha que cê mais respeita

MUITO antes da Galinha Pintadinha mitar, uma outra galinha conquistou a simpatia da criançada. Se você é saudosista dos anos 90, certamente se lembra do jingle do Caldo Maggi, a famosa música da “galinha azul”. Naqueles tempos, até no programa do Gugu ela cantou!

3. Resistindo ao teste do tempo

Criado em 1974 pelo publicitário Charles Rosenberg, o jingle do Big Mac resistiu ao teste do tempo e entrou na era do marketing colaborativo, quando o hambúrguer completou 40 anos, em 2008, e convocou consumidores a ajudarem na criação da nova letra. Detalhe: o trecho “dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles, num pão com gergelim” deveria permanecer intocado! 10 anos depois, todos nós sabemos que você se lembra da musiquinha abaixo!

4. Combinação perfeita

Apesar de ter sido veiculado em 1991, a músiquinha “Pipoca e Guaraná” até hoje reverbera nas nossas mentes e ouvidos. Criado pela DM9DDB e produzido pela MCR, o jingle cumpriu seu papel e consagrou o Guaraná Antártica como um excelente acompanhamento para pipoca.

5. #praserfeliz

Como parte da ação “Manifesto Pela Felicidade”, o grupo Pão de Açúcar lançou em 2013 uma série de comerciais. Em plena era digital, a empresa emplacou a hashtag #praserfeliz e entrou para a história como um dos primeiros cases a conseguir tal apelo. Cantado por Clarice Falcão, o jingle divide opiniões, isto é, agradou meio mundo e desagradou a outra metade.

Há uma lista infinita de jingles memoráveis! Por questões óbvias, não tem como listarmos todos os que gostaríamos. Porém, segue uma lista com menções honrosas:

  • “Vem pro lado NET da vida” (NET)
  • “Poupança Bamerindus” (Banco Bamerindus)
  • “Dolly, Guaraná, Dolly” (Guaraná Dolly)
  • “O bocão da Gelatina Royal” (Royal)
  • “Quem disse que não dá? Na Fininvest dá” (Fininvest)
Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK