Cifra Club

Vídeo: há 50 anos, os Beatles subiram no telhado para último show

Banda sempre esteve um passo a frente (Foto/Divulgação)

No já distante 30 de janeiro de 1969, os Beatles se apresentaram ao vivo pela última vez. Há exatos 50 anos, os músicos John LennonPaul McCartneyGeorge Harrison e Ringo Starr encerraram uma era na história da banda mais influente de todos os tempos.

Registrado como parte do filme “Let it Be”, o show aconteceu no terraço da Apple Records, em Londres. O dia estava frio, úmido e, segundo Lennon, “estava difícil tocar, pois os dedos endureciam”.

Show envolveu equipe de filmagem profissional (Foto/Divulgação)

A apresentação começou ao meio-dia, durou 42 minutos e atraiu a atenção da multidão e também da polícia local. Como não poderia ser diferente, alguns policiais subiram no telhado e ordenaram o fim do show. Segundo McCartney, a prisão do Fab Four teria sido o final ideal para aquele concerto.

John sentiu frio, Paul queria cadeia e George foi o cavalheiro de sempre (Foto/Divulgação)

Ao longo da apresentação, o quarteto tocou as faixas “Get Back“, “Don’t Let Me Down“, “I’ve Got a Feeling“, “One After 909” e “Dig a Pony“. Ao final da execução de “Dig a Pony”, o engenheiro de som Alan Parsons percebeu que a fita de gravação havia terminado. Enquanto ele a trocava, a banda apresentou “God Save the Queen” e um pequeno trecho de “I Want You (She’s so Heavy)”, e a gravação “oficial” não as incluiu.

Em setembro daquele mesmo ano, a banda lançou antológico disco “Abbey Road”. Pouco tempo depois, nas palavras de John Lennon, “o sonho acabou”.

Dê o play e assista um trecho de um dos momentos mais importantes da cultura pop:

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK