Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      15 cenas de filmes para cantar junto

      15 de dezembro de 2010 13:30 Por Laiza Kertscher

      Você já tentou imaginar como seria um filme sem música? Imagine como aquele momento romântico não emocionaria tanto sem uma canção para embalar o casal. Ou como não ficaríamos tão empolgados ao acompanhar uma cena de perseguição, se ela não fosse acompanhada por uma música de ação.

      Muitas vezes identificamos um filme por suas músicas e as cenas que as acompanham. Mas além da trilha sonora, algumas produções mostram cenas em que os próprios personagens cantam, e muitas dessas cenas se tornam os momentos mais lembrados dos filmes.

      E foi dentre esses filmes que selecionamos 15 cenas que envolvem a música. Alguns deles nem são musicais, mas mostram seus personagens cantando em cenas divertidas, emocionantes e marcantes que fazem quem assiste o filme ter vontade de cantar junto com eles.


      Curtindo a Vida Adoidado
      Música: The Beatles – Twist and Shout

      Em “Curtindo a Vida Adoidado”, Matthew Broderick interpretou Ferris Bueller, o rapaz que todo adolescente dos anos 80 queria ser. No filme, ele finge estar doente, mata aula e tira um dia inteiro de folga para curtir pela cidade, com um amigo e a namorada. A cena clássica do filme é quando Ferris, durante seu dia de aventuras pela cidade, sobe no carro de uma parada e dubla Twist and Shout, dos Beatles. A performance, que teve direito até a banda, fez todos na rua se juntarem ao rapaz, para cantar e dançar a música.


      High School Musical
      Música: Vanessa Hudgens e Zac Efron – Breaking Free

      O musical da Disney conta a história de Gabriela (Vanessa Hugdens) e Troy (Zac Efron), dois estudantes que se conhecem em um karaokê. Mais tarde, eles acabam descobrindo que estudam no mesmo colégio e se inscrevem no musical promovido pela escola. Porém, outros dois alunos, Sharpay (Ashley Tisdale) e seu irmão (Lucas Grabeel), estão decididos a interpretar os personagens principais da peça, e fazem de tudo para impedir a participação do casal. Por fim, com a ajuda dos amigos, Gabriela e Troy conseguem protagonizar o musical, e interpretam a canção Breaking Free.


      Cazuza – O Tempo Não Para
      Música: Cazuza – O Tempo Não Para

      A trajetória do cantor e compositor Cazuza é retratada em “Cazuza – O Tempo Não Pára”. O cantor é interpretado por Daniel de Oliveira no longa que mostra momentos marcantes da vida de Cazuza. Baseado no livro “Só As Mães São Felizes”, escrito por Regina Echeverria através de depoimentos da mãe de Cazuza, o filme mostra desde o início da carreira do Barão Vermelho, a trajetória solo e os últimos dias de Cazuza, quando morre em decorrência da AIDS. A cena da apresentação da música que dá nome ao filme emociona, e relembra a performance do poeta do rock brasileiro no Canecão, em 1988.


      Mamma Mia!
      Música: ABBA – Dancing Queen

      A romântica Sophie (Amanda Seyfried) na busca de conhecer seu pai biológico, descobre no diário de sua mãe os nomes de três homens (Sam, Harry e Bill), e um deles possivelmente é seu pai. A garota vai se casar, e decide então enviar um convite para cada um desses homens para a cerimônia, o que causa uma grande confusão. O filme é um musical, construído com as músicas do grupo ABBA, e os atores interpretam vários sucessos da banda durante o filme. Como na cena em que a mãe de Sophie, Donna (Merly Streep), e o elenco saem pela ilha grega onde o filme foi gravado, e cantam um dos hits do grupo, “Dancing Queen“.


      Grease – Nos Tempos da Brilhantina
      Música: Olivia Newton-John e John Travolta – You’re The One That I Want

      Inspirado em um espetáculo da Broadway, o filme de 1978 é um musical protagonizado pelo casal de estudantes dos anos 50, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John). Danny conhece e se apaixona por Sandy durante as férias de verão. De volta as aulas, ele reencontra a garota, mas finge que não a conhece, para manter sua fama de bad boy. Em uma das cenas mais lembradas do filme, Sandy deixa de lado a imagem de boa garota e se torna uma “garota malvada”, durante a interpretação da música You’re The One That I Want.


      Camp Rock
      Música: Demi Lovato e Joe Jonas – This Is Me

      Estrelado por Demi Lovato e pelos Jonas Brothers, o filme se passa em um acampamento musical, o “Camp Rock”. Mitchie (Demi Lovato) tem o sonho de se tornar uma cantora e acredita que sua chance está no acampamento. Por lá, ela conhece o rock star Shane Gray (Joe Jonas), que ouve uma música e se apaixona pela voz da garota, e começa uma busca pela dona da voz. Mitchie se apresenta no final do concurso do “Camp Rock”, quando canta a canção This Is Me, e Shane descobre ser Mitchie a garota que ele procurava.


      10 Coisas Que Eu Odeio Em Você
      Música: Frankie Vallie – Can’t Take My Eyes Of You

      Sucesso entre os adolescentes no final dos anos 90, o filme é umas das comédias românticas preferidas da época. No filme, Cameron, o playboy da escola, se apaixona por Bianca, mas o pai da garota só permite o namoro caso sua irmã Katharina (Julia Stiles) se comprometa primeiro com alguém. Heath Ledger interpretou o bad-boy Patrick Verona, que é custeado por Cameron para conquistar Katharina. Apesar da personalidade forte da garota, Patrick se apaixona por ela durante a trama. E em uma das tentativas de conquistar a moça, ele sobe na arquibancada do estádio do colégio e canta a música Can’t Take My Eyes Of You.


      Johnny e June
      Música: Johnny Cash – It Ain’t Me Babe

      “Johnny e June” é um filme biografia, sobre a vida do cantor Johnny Cash, um dos mais populares da música country. A história é contada no filme desde a infância do cantor, o envolvimento com as drogas até o estrelato, quando ficou conhecido como o “Homem de Preto”. Mas o destaque do filme é o relacionamento de Johnny Cash (Joaquin Phoenix) com a também cantora June Carter (Reese Witherspoon). No filme, os atores interpretaram as canções de Johnny e June, como em It Ain’t Me Babe.


      The Runaways
      Música: The Runaways – Cherry Bomb

      A história do grupo de rock feminino dos anos 70, “The Runaways”, foi retratada no filme de mesmo nome, que chegou aos cinemas em 2010. O longa conta a trajetória da banda desde sua formação, os conflitos e a separação das rockeiras. Mas o destaque foi para a relação entre Cherie Currie e a guitarrista Joan Jett, interpretadas por Dakota Fanning e Kristen Stweart, respectivamente. Para a trilha sonora, alguns hits do grupo foram regravados pelas próprias atrizes. Na versão do filme para música Cherry Bomb, Dakota canta no palco, onde dá vida à Cherrie Currie.


      O Casamento do Meu Melhor Amigo
      Música: Diana King – I Say A Little Prayer

      “O Casamento do Meu Melhor Amigo” é estrelado por Julia Roberts, que interpreta Julianne. Prestes a completar 28 anos, Julianne descobre que seu amigo Michael (Dermot Mulroney), com quem havia prometido se casar caso estivessem solteiros até essa idade, vai se casar. Ela então percebe que sempre foi apaixonada pelo rapaz, e decide impedir o casamento. Para isso, ela se junta a seu amigo George (Rupert Everett), e os dois fingem estar noivos. Durante um almoço com a família de Michael, George começa a cantar a música I Say A Little Prayer para Julianne. O rapaz logo é acompanhado por toda a família sentada à mesa, e protagoniza uma das cenas mais divertidas do filme.


      Moulin Rouge
      Música: Ewan McGregor – Your Song

      O cenário do filme é um famoso cabaré parisiense, o Moulin Rouge, no final do século 19. No longa, o jovem poeta Christian (Ewan McGregor) se muda para o boêmio bairro de Paris, onde fica o Moulin Rouge. Por lá, ele se apaixona pela cortesã Satine (Nicole Kidman), dando vida a um belo, porém triste romance. O filme é um musical, com um enredo que mistura drama, comédia e romance em suas cenas e músicas. Dentre as canções do filme, estão algumas adaptações de músicas bem conhecidas como Like a Virgin, da Madonna, e The Show Must Go On, do Queen. Outra versão é a do personagem de Ewan McGregor, que interpretou Your Song, que o usa o refrão da canção de mesmo nome de Elthon John.


      Dois Filhos de Francisco
      Música: Zezé di Camargo e Luciano – No Dia Em Que Eu Saí de Casa

      “Dois Filhos de Francisco” é o filme que conta a história da vida e da carreira de Zezé di Camargo e Luciano. O pai dos cantores, Francisco Camargo, lavrador do interior de Goíás tem o sonho de transformar dois de seus filhos em astros da música sertaneja. E foi nos irmãos Mirosmar e Ernival que o pai depositou suas esperanças. Alguns anos depois, com o falecimento de Ernival, Mirosmar (agora usando o nome Zezé di Camargo) se juntou ao seu outro irmão Welson, o Luciano, para formar a dupla dos sonhos de seu pai. Ainda criança, os filhos de Francisco Camargo cantavam na rodoviária de Goiânia para conseguir dinheiro, como na cena em que os atores Dáblio Moreira e Dáblio Moreira interpretam a canção No Dia Em Que Eu Saí de Casa.


      Across The Universe
      Música: The Beatles – All You Need Is Love

      O musical “Across The Universe” utiliza somente música dos Beatles, e é um prato cheio para os fãs da banda. A história do filme começa em Liverpool na década de 60, em um conturbado cenário de protestos contra a guerra. O jovem casal Jude (Jim Sturgess) e Lucy (Evan Rachel Wood) adere aos protestos, mas se separa durante essa turbulenta situação. O casal tem que então encontrar uma forma de se reconciliar em meio aos protestos anti-guerra. Vários hits dos Beatles são interpretados pelos atores durante o filme, como Hey Jude, Let It Be e All You Need Is Love, cantada no final do filme pelos personagens.


      Tratamento de Choque
      Música: Adam Sandler – I Feel Pretty

      Um mal entendido em um avião faz com que o medroso Dave Buznik, interpretado por Adam Sandler, seja obrigado por lei a procurar um tratamento com o Doutor Buddy Rydell (Jack Nicholson) para controlar o seu temperamento. O problema é que a forma de tratamento peculiar do médico leva o rapaz realmente a loucura. Como quando o personagem de Jack Nicholson tenta “acalmar” os nervos de Dave, enquanto o carro deles está parado no meio do trânsito em uma ponte. Na cena, o médico incentiva Dave a cantar versos da música I Feel Pretty, que originalmente faz parte do musical dos anos 60 “Amor, Sublime, Amor”.


      O Menino da Porteira
      Música: Daniel – O Menino da Porteira

      “Menino da Porteira” é uma refilmagem para o filme brasileiro de mesmo nome, de 1977. A segunda versão para o filme chegou aos cinemas em 2009, com o cantor Daniel no papel do boiadeiro Diogo, interpretado anteriormente por Sérgio Reis. Diogo é um peão, que ao chegar em uma pequena cidade paulista, logo se torna amigo de Rodrigo, o menino da porteira. Por lá, ele compra briga com um grande fazendeiro (José de Abreu), ao defender a venda do gado da região por um preço mais justo. A música que dá título ao filme também foi regravada pelo cantor Daniel e faz parte da trilha sonora do longa.


      Comente à vontade, mas pegue leve com os palavrões e/ou ofensas senão seu comentário pode ser editado ou deletado. =)