Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Iron Maiden: Relembre as passagens da lendária banda pelo Brasil

      21 de março de 2011 16:56 Por Isadora Moema

      O Iron Maiden é reconhecido como uma das maiores bandas de metal da história e uma grande influência para diversos estilos musicais como o heavy metal, o power metal e o speed metal. Além disso, o Iron também inspira bandas consagradas do cenário musical mundial, como o Anthrax, Angra, Metallica, Helloween, Megadeth e muitos outros.

      Steve Harris - O idealizador do Iron Maiden

      Formada por Steve Harris e Dave Murray em 1975 na cidade de Londres, lideraram o movimento conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal). Em um cenário musical dominado pelo punk, o Iron Maiden surgiu como um grito de sobrevivência do Heavy Metal. Apesar de esboçar traços do punk em algumas fases da banda, a “Donzela de Ferro” manteve o movimento do metal vivo. Trunfo visível até os dias de hoje, com quase 40 anos de estrada.

      Sempre presente nas paradas e aumentando cada vez mais sua legião de fãs, a banda também é famosa por sua constante mudança de formação. Quinze músicos já passaram pelo grupo e, atualmente, seis continuam a manter viva a lenda do metal. São eles: Steve Harris (Baixo e backing vocal) , Dave Murray (Guitarra), Bruce Dickinson (Vocal), Adrian Smith (Guitarra e backing vocal), Janick Gers (Guitarra) e Nicko McBrain (Bateria).

      No final do ano passado a banda lançou seu décimo quinto álbum de estúdio, intitulado “The Finali Frontier”. A turnê do disco já começou e passa pelo Brasil entre o final de março e o início de abril deste ano.

      O vocalista da banda, Bruce Dickinson, aumenta ainda mais a expectativa dos fãs e fala sobre a turnê: “Nós temos um palco completamente novo, com muitas novidades e um set list que trará musicas de nosso último álbum, ‘The Final Frontier’, além de músicas familiares de outros álbuns que temos certeza que os fãs querem ouvir e…. claro, um novo e espetacular Eddie!” Além disso, deixa um recado àqueles que os esperam no país do futebol: “É sempre ótimo voltar à America Latina onde nossos fãs estão entre os mais apaixonados do planeta! Os fãs brasileiros são um exemplo perfeito dessa paixão e sempre sentimos uma enorme responsabilidade ao tocar ao vivo no Brasil, porque temos a obrigação de dar o nosso melhor, merecer a lealdade de todos esses fãs.”

      Para aumentar ainda mais a curiosidade e ansiedade dos fãs do Iron Maiden, que tal lembrar das outras passagens da banda pelo Brasil?

      O Iron se apresentando no Rock in Rio de 1985

      Em 1985, o grupo aterrissou pela primeira vez no país. Tocaram no Rock in Rio ao lado de atrações lendárias como Whitesnake e Queen. A banda abriu o show com a música “Aces High”, seguida de “2 Minutes To Midnight“. A apresentação contou até mesmo com um acidente, onde Bruce Dickinson bateu com o microfone em sua própria cabeça. Ele sofreu um pequeno corte no supercílio, e acabou cantando com um leve sangramento. Como não podia ser diferente, a apresentação foi um sucesso. Levando o público brasileiro à loucura.
      Confira um trecho do show:

      A espera por um novo espetáculo foi longa. Por sete anos, os fãs brasileiros aguardaram a volta da banda inglesa ao país. Foi na turnê do álbum “Fear Of The Dark”, em 1992, passando pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, que essa angústia acabou. Este álbum foi o último gravado por Bruce antes de sua saída, o que o torna ainda mais especial. No ano seguinte, Bruce seguiu carreira solo e foi substituído por Blaze Bayley, que permaneceu na banda por cinco anos.

      Em 1996, o Iron retornava ao Brasil com seu novo vocalista para o festival “Monsters Of Rock”. Steve e cia tocaram ao lado do Helloween, Motörhead e até mesmo dos Raimundos. Foi também neste festival que Blaze foi rejeitado pelos fãs mais devotados da banda. Em uma reportagem da Folha de São Paulo de 1996, o jornalista Thales de Menezes afirma que “Blaze Bayley perde feio para Bruce Dickinson em voz, carisma e presença de palco”. Um pouco desta rejeição pode ser visto no seguinte vídeo em que Blaze erra a letra da música “Afraid to Shoot Strangers”.

      Apesar das condições não favoráveis, Blaze permaneceu no Iron Maiden por mais algum tempo. Porém, ele começou a ter problemas com a banda. Acredita-se que eram causados principalmente por seu envolvimento com álcool. Foi na Turnê do álbum “Virtual XI”, em 1998, que a “Donzela de Ferro” aterrissou no Brasil pela quarta vez. Durante o show em Curitiba, Blaze despertou a antipatia dos fãs novamente, desta vez errou a letra do clássico “2 Minutes to Midnight”.

      Para a alegria dos fãs, no ano de 1999 Bruce Dickinson retornou ao grupo, acompanhado de Adrian Smith, fechando a formação atual com suas três harmoniosas guitarras.

      A volta de Bruce e Adam ao Iron Maiden

      Foi no Rock in Rio 2001 que a banda, em sua mais famosa e atual formação, retornou ao Brasil. Com um público próximo à 250 mil pessoas, o show teve duração de mais de 2 horas. Este festival encerrou a turnê “Brave New World” e, posteriormente, foi transformado em CD e VHS. A música encarregada de encerrar o espetáculo foi “Run To The Hills”.

      A banda voltou com tudo aos bons tempos, e foi na Turnê do álbum “Dance Of Death”, em 2004, que isso se confirmou. Com quase 30 anos de estrada, o Iron Maiden não perdeu nada em qualidade nos espetáculos. Contando com um set list mais enxuto que o usual, com 16 músicas, em janeiro de 2004 a banda passou pelo Rio e por São Paulo com um espetáculo impecável.

      As cidades de São Paulo, Porto Alegre e Curitiba foram as sortudas a receberem a “Somewhere Back In Time World Tour”, em 2008. Essa turnê teve a importante missão de revisitar os sucessos da banda dos anos 80. Além das músicas dos álbuns “Iron Maiden”, “Killers”, “The Number Of The Beast”, “Piece Of Mind”, “Powerslave”, “Somewhere In Time” e “Seventh Son Of A Seventh Son”, a banda também se baseou no palco da turnê “Powerslave” (1984/1985) e no Eddie ciborgue da excursão do “Somewhere in Time” (1986/1987). Essa mesma turnê retornou ao Brasil em 2009 passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Belo Horizonte, Brasília e Recife.

      Aguardando o próximo show do grupo, indicações como a da Billboard, selecionando “The Final Frontier” como uma das melhores turnês do verão americano, deixam os fãs com ainda mais expectativa. Para o set list já são esperadas músicas dos álbuns “Brave New World”, “Dance of Death” e “A Matter Of Life And Death”. Do álbum “The Final Frontier” que dá nome a turnê, apenas uma música tem ocupado lugar garantido nos shows: “El Dorado”, que você pode conferir a seguir:

      Os ingressos para os próximos shows do Iron Maiden no Brasil podem ser encontrados no site www.livepass.com.br e pelo telefone 4003-1527. Confira as datas e locais das apresentações:

      Março
      Dia 26 – São Paulo no Estádio do Morumbi;
      Dia 27 – Rio de Janeiro na Arena do HSBC;
      Dia 30 – Brasília no Estádio Nilson Nelson.

      Abril
      Dia 01 – Belém no Parque de Exposições;
      Dia 03 – Recife no Parque de Exposições;
      Dia 05 – Curitiba na Expotrade