Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Confira quais foram os principais álbuns lançados em 2011

      27 de dezembro de 2011 10:09 Por Laiza Kertscher

      2011 certamente ficará marcado na história da música. Várias revelações ganharam destaque, artistas consagrados retomaram suas atividades e alguns até mesmo encerraram sua carreira. Para relembrar o que houve de mais marcante no cenário musical, listamos alguns álbuns que foram lançados e ganharam destaque no Brasil e no mundo durante todo o ano.

      Listamos também os artistas e músicas mais acessados do site Letras.mus.br em 2011, de cada gênero. Confira quais foram as músicas mais acessadas por mais de 250 milhões de pessoas que passaram por lá neste ano:

      Pop
      Pop Rock
      Eletrônico / Dance
      Rock
      R&B
      Alternativo
      MPB
      Gospel
      K-pop / J-pop
      Sertanejo

      Navegue pelas páginas e confira os 25 principais álbuns lançados em 2011.

      ARTISTA: Adele
      ÁLBUM:
      21

      No início de 2011, a britânica Adele lançou seu segundo álbum de estúdio, “21”. O disco trouxe canções como “Rolling In The Deep”, “Set Fire To The Rain” e “Someone Like You”, que falam sobre desilusão, entrega e rejeição amorosa. As músicas, que dão destaque ao vocal poderoso de Adele, levaram a artista ao topo das paradas do mundo todo e lhe renderam reconhecimento internacional.

      ARTISTA: Roxette
      ÁLBUM: Charm School

      O oitavo álbum de estúdio do Roxette marca o retorno da dupla depois de 10 anos sem um disco de inéditas. Logo no primeiro single, “She’s Got Nothing On (But The Radio)”, os suecos mostraram que estavam de volta sem apostar em uma nova sonoridade. “Charm School” traz músicas que resgatam o estilo que permeou pelos mais de 20 anos de carreira da dupla.

      ARTISTA: Jessie J
      ÁLBUM: Who You Are

      O álbum de estreia da britânica Jessie J rendeu a cantora o reconhecimento como uma das revelações do ano. Um misto de R&B, soul e hip-hop, um visual bem chamativo e hits como “Price Tag” e “Who’s Laughing Now” tranformaram Jessie na nova sensação do pop britânico.

      ARTISTA: R.E.M.
      ÁLBUM: Collapse Into Now

      O derradeiro trabalho de estúdio do R.E.M. foi lançado em março de 2011. Mas, até então, não se sabia que esse seria o disco de encerramento da carreira do grupo. O álbum pode ser visto como um resumo dos mais de 30 anos de carreira do R.E.M., com músicas como “Überlin” e “Every Day Is Yours to Win“.

      ARTISTA: Avril Lavigne
      ÁLBUM: Goodbye Lullaby

      Em março de 2011, Avril Lavigne lançou seu quarto álbum de estúdio, “Goodbye Lullaby”. Logo no primeiro single, “What The Hell”, Avril resgatou o estilo despojado que a caracterizou no início de carreira. Depois, vieram outros sucessos como “Smile’ e “Wish You Were Here”.

      ARTISTA: The Strokes
      ÁLBUM: Angles

      O quarto álbum de estúdio do The Strokes, “Angles”, foi lançado em março sob grande expectativa a respeito de como seria o novo trabalho da banda. Músicas como o primeiro single, “Under Cover Of Darkness“, trazem uma sonoridade que mescla elementos atuais com resgate de influências que vão desde o rock dos anos 80 até a bossa-nova.

      ARTISTA: Britney Spears
      ÁLBUM: Femme Fatale

      Após dois anos sem lançar material inédito, em março de 2011 Britney Spears voltou aos holofotes. “Femme Fatale” trouxe hits que misturam pop e batidas eletrônicas, como em “Till The World Ends”. “Hold It Against Me”, “I Wanna Go” e “Criminal” foram outras músicas que ajudaram Britney a reconquistar o topo das paradas de sucesso.

      ARTISTA: Nenhum de Nós
      ÁLBUM: Contos de Água e Fogo

      “Contos de Água e Fogo” é o 14º trabalho de estúdio do Nenhum de Nós e primeiro totalmente de inéditas em seis anos. O repertório do disco traz desde canções mais lentas como “Primavera no Coração” e “Exatamente Igual” até as mais animadas, como “Água e Fogo”, que mostram a maturidade e qualidade sonora da banda.

      ARTISTA: Jennifer Lopez
      ÁLBUM: Love?

      Depois de quatro anos sem um disco de estúdio, Jennifer Lopez voltou em abril de 2011 com um álbum de inéditas. A cantora reconquistou as paradas e as rádios logo no primeiro single, “On The Floor”, com seu ritmo sampleado do hit das lambaterias do final dos anos 80. Depois, J.Lo lançou a balada R&B “I’m Into You” e o hit latino “Papi”.

      ARTISTA: B2ST
      ÁLBUM: Fiction and Fact

      Depois de quatro EPs, em maio de 2011 o grupo sul-coreano B2ST lançou seu primeiro álbum de estúdio. “Fiction and Fact” trouxe 10 faixas, em sua maioria co-escritas e produzidas pelo integrante JunHyung, que vão desde o pop eletrônico até baladas e versões orquestradas. A faixa principal do disco, “Fiction”, mostra o amadurecimento da sonoridade do grupo e dá destaque aos vocais do sexteto.

      ARTISTA: Lady Gaga
      ÁLBUM: Born This Way

      No final de 2010, Lady Gaga anunciou que trabalhava em um novo disco que seria um marco em sua carreira e na música. Sob uma grande expectativa, em maio de 2011 foi lançado “Born This Way”, terceiro trabalho de estúdio de Gaga. O pretencioso álbum dividiu opiniões entre os fãs da estrela, mas conseguiu emplacar hits como “Born This Way“, “The Edge Of Glory“, “Yoü And I” e a polêmica “Judas“.

      ARTISTA: Foo Fighters
      ÁLBUM: Wasting Light

      O sétimo álbum de estúdio do Foo Fighters começa a se diferenciar dos outros trabalhos do grupo logo em sua produção. O disco foi inteiramente gravado na garagem de Dave Grohl com equipamentos analógicos. Com a estética musical característica do grupo, músicas como “White Limo”, “Walk” e “Rope” ajudaram a banda a alcançar o topo das paradas no mundo todo.

      ARTISTA: Beyoncé
      ÁLBUM: 4

      O quarto álbum de estúdio da cantora Beyoncé chegou às lojas no dia 28 de junho. O sucessor de “I Am… Sasha Fierce” trouxe meia dúzia de singles, que vão desde faixas retrô como “Love On Top“, “Party” e “Countdown”, o hino feminista “Run The World (Girls)” até a balada “Best Thing I Never Had”.

      ARTISTA: Red Hot Chili Peppers
      ÁLBUM: I’m With You

      O Red Hot Chili Peppers voltou com o disco “I’m With You”, cinco anos depois do último trabalho de estúdio do grupo. O novo disco marca a entrada oficial do guitarrista Josh Klinghoffer, no lugar de John Frusciante. Com a tradicional mistura de influências musicais, o grupo emplacou hits como “The Adventures of Rain Dance Maggie” e “Monarchy Of Roses“.

      ARTISTA: Demi Lovato
      ÁLBUM: Unbroken

      Depois de um período de tratamento, Demi Lovato retornou aos holofotes com um trabalho mais maduro. O primeiro single, “Skyscraper”, simboliza essa superação e nova fase da carreira da estrela. No novo disco, Demi apostou em músicas que vão desde um pop mais dançante até o R&B.

      ARTISTA: O Teatro Mágico
      ÁLBUM: A Sociedade do Espetáculo

      O terceiro álbum do grupo O Teatro Mágico resgata um caldeirão de influências da MPB, que vão desde a música gaúcha até a mineiridade do Clube da Esquina. Ao mesmo tempo, “A Sociedade do Espetáculo” não deixa de lado o circo, o teatro, a poesia e a política que caracterizam as músicas da trupe.

      ARTISTA: Blink 182
      ÁLBUM: Neighborhoods

      “Neighborhoods” marca o retorno do Blink 182 após 8 anos sem um álbum de inéditas. O novo trabalhou trouxe letras mais sombrias, que falam sobre isolamento, confusão e morte, e se diferenciam das divertidas músicas do início de carreira do grupo. O disco apresenta também uma nova sonoridade, mas que consegue preservar características que popularizaram a banda, como nos singles “Up All Night“, “Heart’s All Gone” e “After Midnight“.

      ARTISTA: Evanescence
      ÁLBUM: Evanescence

      Após um hiato de seis anos, o Evanescence voltou à ativa com seu terceiro auto-intitulado álbum de estúdio. Logo de início, o grupo já mostrou a que veio com o empolgante primeiro single, “What You Want“. A banda também investe em faixas mais pesadas como “Lost in Paradise” ou mais elaboradas como “The Change” e “My Heart Is Broken“.

      ARTISTA: Noel Gallagher
      ÁLBUM: High Flying Birds

      O álbum de estreia de Noel Gallagher como artista solo foi lançado em outubro, sob o título “High Flying Birds”. Para o disco, o ex-Oasis investiu em arranjos orquestrados, guitarras e instrumentos de sopro e violões. Como resultado, o músico emplacou sucessos como “If I Had a Gun“, “The Death Of You and Me” e “Aka… What a Life!“.

      ARTISTA: Coldplay
      ÁLBUM: Mylo Xyloto

      O sucessor do bem sucedido “Viva La Vida”, de 2008, foi lançado em outubro de 2011. “Mylo Xyloto” consolidou a nova fase da carreira do grupo. Hits como “Paradise” e “Every Teardrop Is A Waterfall” mostram um lado mais pop e diferente dos primeiros trabalhos da banda. O disco foi descrito pela banda como um trabalho conceitual, que narra uma história de amor de um casal que vive em um ambiente opressor.

      ARTISTA: Lou Reed e Metallica
      ÁLBUM: Lulu

      Provavelmente o álbum mais polêmico do ano. No final do mês de outubro, foi lançada a aguardada parceria de Lou Reed com o Metallica. O disco foi lançado como um trabalho conceitual inspirado nas obras do dramaturgo expressionista alemão Frank Wedekind. As faixas, totalmente declamadas por Lou Reed, desagradaram grande parte dos fãs do Metallica, e alguns deles chegaram até mesmo a ameaçar o músico de morte.

      ARTISTA: RPM
      ÁLBUM: Elektra

      Depois de 18 anos sem lançar um disco de inéditas e de várias reuniões e separações, a formação clássica do RPM se reuniu para um novo trabalho. O álbum “Elektra” foi lançado em novembro e trouxe faixas como “Crepúsculo“, “Dois Olhos Verdes” e “Ela É Demais Pra Mim“, que misturam rock com batidas eletrônicas e lembram os hits do auge do grupo, nos anos 80.

      ARTISTA: Rihanna
      ÁLBUM: Talk That Talk

      O sexto álbum de estúdio da cantora Rihanna foi lançado em novembro, um ano após o bem sucedido “Loud”. Com apenas dois meses de divulgação, o disco já conseguiu conquistar o topo das paradas, com singles como a dançante “We Found Love” e “You Da One“, que resgata influências eletrônicas e do reggae e se assemelha com antigos hits da estrela.

      ARTISTA: Nightwish
      ÁLBUM: Imaginaerum

      Depois de quatro anos sem um disco de inéditas, o Nightwish retornou com seu sétimo álbum de estúdio. As letras de “Imaginaerum” são conceituais e contam a história de um velho artista que a beira da morte relembra sua vida. Com as interpretações da vocalista Anette Olzon o grupo conseguiu manter sua sonoridade musical e ao mesmo tempo superar expectativas com inovações.

      ARTISTA: Amy Winehouse
      ÁLBUM: Lioness: Hidden Treasures

      O primeiro, e provavelmente único, disco póstumo de Amy Winehouse foi lançado sob o título “Lioness: Hidden Treasures”. O álbum trouxes demos inéditas e versões de faixas já conhecidas, como “Valerie“. O trabalho também contou com a participação de Tony Bennett na faixa “Body and Soul” e com uma versão do clássico da MPB, em “The Girl From Ipanema“.