Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      “Dia Mundial do Rock”: 10 artistas que você precisa conhecer

      13 de julho de 2014 11:30 Por Laiza Kertscher

      Desde meados dos anos 1990, o Brasil celebra o dia 13 de julho como o Dia Mundial do Rock. Esse ano, para comemorar a data ao som do bom e velho rock and roll, o Cifra Club News preparou uma lista com 10 sugestões de bandas e cantores internacionais que talvez não sejam tão conhecidos no Brasil, mas que merecem ser lembrados na data.

      Você provavelmente conhece algum (ou alguns) dos artistas da lista e certamente tem vários outros nomes que acha que deveriam ter sido lembrados. Obviamente, é impossível citar todos os nomes que gostaríamos e merecem menções em uma só matéria. Por isso, fizemos essa singela seleção com representantes de diferentes vertentes do rock para que vocês possam disfrutar dentro de suas preferências. Aproveite também o espaço de comentários da página para sugerir outros nomes.

      Confira e curta um pouco do som de cada um deles abaixo. Boa leitura e vida longa ao rock and roll! \m/

      BlackBerry Smoke

      Formado em 2000 em Atlanta, nos Estados Unidos, o BlackBerry Smoke é uma banda que pode facilmente ser definida como southern rock ou como country rock. No entanto, a sonoridade da banda é bem mais abrangente, com influências de nomes como Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd a Rolling Stones e The Faces a Hank Williams e Bill Monroe. De acordo com a banda, sua proposta é apenas fazer um som “bom e honesto”.

      Veja a banda em ação com “Ain’t Much Left Of Me”:

      L’Arc~en~Ciel

      Uma das bandas mais respeitadas do rock japonês, o L’Arc~en~Ciel tem mais de 20 anos de estrada e dezenas de hits em solo nipônico. A banda alcançou popularidade mundial com trilha sonoras de animações japonesas e com o carisma do vocalista Hyde.

      “Vivid Colors” foi um dos primeiros sucessos da banda:

      Fountains of Wayne

      O grupo de rock alternativo Fountains of Wayne foi formado em meados dos anos 90, mas só alcançou maior popularidade em 2003, com o lançamento do disco “2003″. Apesar de ser uma banda norte-americana, o grupo traz diversas influências do rock britânico com arranjos simples e acordes limpos, formando belas harmonias.

      Dê o play e curta “A Road Song”:

      Zucchero

      O roqueiro italiano Zucchero começou sua carreira nos anos 70 com influências do folk, do soul e do blues. O artista é um dos mais respeitados na Itália, já tendo tocado com grandes nomes da música mundial, como Eric Clapton, Scorpions, Joe Cocker e vários outros. Depois de conquistar a Europa, nos anos 90, Zucchero gravou a música “Senza Una Donna” com Paul Young, atingindo também as paradas norte-americanas.

      Curta o som de Zucchero com “Il Volo”:

      Los Enanitos Verdes

      Os países latinos possuem importantes representantes na cena roqueira e o Los Enanitos Verdes é um desses nomes. Formada em 1979 na cidade de Mendoza, na Argentina, a banda ganhou reconhecimento nos anos 80 marcando presença em festivais de música latinos e nas paradas musicais.

      Ouça a clássica “Lamento Boliviano”:

      Connan Mockasin

      Quem curte um som bem psicódelico vai se identificar com o cantor Conna Mocaksin, da Nova Zelândia. Connan começou sua carreira na banda de Connan and the Mockasins mas logo saiu em carreira solo, mergulhando no som baseado na psicodelia, com canções cantadas em falsete.

      Dê o play e curta “It’s Choade My Dear”:

      Year of the Goat

      Para quem curte a pegada mais sombria das bandas rotuladas como ‘occult rock’, o Year of the Goat é um boa pedida. A banda sueca é recente, foi formada em 2006, e canta sobre ocultismo com influências do rock psicodélico dos anos 60 e do heavy metal dos anos 70.

      Confira “Spirits Of Fire”:

      John Mellencamp

      O músico John Mellencamp lançou seu primeiro disco em 1976 mas alcançou grande sucesso nos anos 80 nos Estados Unidos e emplacou hits como “Lonely Ol’ Night”, “Small Town” e “Hurts So Good” no top 10 das paradas norte-americanas. Influenciado por artistas como Bob Dylan e James Brown, John entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll em 2008.

      Ouça o hit “Crumblin’ Down”:

      Pain of Salvation

      Representante do metal progressivo, o Pain Of Salvation começou sua história em 1984, quando a banda era chamada de Reality. Em 1990, os suecos assumiram o novo nome e começaram a se apresentar em festivais de música de seu país. Liderada por Daniel Gidenlöw, vocalista, guitarrista e principal compositor da banda, o Pain Of Salvation se destaca por suas vastas variações vocais em suas canções.

      Dê o play e curta “Linoleum”:

      Jung Joon Young

      O roqueiro Joon Young é um dos poucos representantes da cena roqueira sul-coreana que alcançou popularidade em seu país. Na terra dominada pelo pop chiclete, o cantor tem se destacado com seu rock influenciado por nomes como Guns N’ Roses e Bon Jovi.

      Ouça “Teenager”: