Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Biblioteca Nacional disponibiliza dicionário virtual da MPB

      8 de junho de 2002 16:45 Por Ruben Almeida

      O Brasil é um país territorialmente imenso, e talvez por isto apresenta uma grande variedade cultural, que pode ser notada através da riqueza musical que possuí.

      Em virtude disso, a Biblioteca Nacional, junto ao Instituto Cravo Albin criou o “Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira”, que se encontra disponível no site da Biblioteca Nacional (www.bn.br) desde Novembro do último ano.

      A criação do Dicionário teve inicio em 1995 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que contava com o apoio técnico da IES - Informática e Engenharia de Sistemas. Mais tarde, o projeto do Dicionário foi retomado pela Secretaria de Música e Artes Cênicas do Ministério da Cultura através do Departamento Nacional do Livro (DNL) da Biblioteca Nacional. E para concretizar de fato o projeto, somou-se a ajuda da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), da PUC-Rio e do Instituto Cravo Albin.

      O Dicionário, em constante atualização, conta hoje com cerca de quatro mil e quinhentos verbetes. Apresenta fácil utilização e conteúdo de altíssima qualidade, o que pode ser comprovado em mais de cem verbetes que contam com críticas assinadas por grandes nomes da Musicografia Brasileira.

      Para pesquisadores ou simples admiradores da MPB, o Dicionário oferece informações sobre compositores, de João Gilberto a Nando Reis, bandas e orquestras, da Orquestra de Música Brasileira até Sepultura, e instrumentos, do pandeiro à guitarra. E ainda sobre intérpretes, instrumentistas, letristas, grupos, conjuntos, críticos, gêneros e produtores musicais. Todos divididos em três grandes grupos, para facilitar a pesquisa.

      Por enquanto, o “Dicionário Cravo Albin da MPB” se encontra apenas disponível na Internet. Mas, existe a idéia de publicá-lo em suporte de papel.

      Independente do suporte ou do formato, o Dicionário Cravo Albin é um marco em nossa História e poderá assim, ensinar aos que não sabem, recordar a quem conhece o valor e a importância da Música Popular Brasileira.

      Comente à vontade, mas pegue leve com os palavrões e/ou ofensas senão seu comentário pode ser editado ou deletado. =)