Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Emoção: Paul McCartney encontra mulheres que inspiraram ‘Blackbird’

      3 de maio de 2016 11:33 Por Damy Coelho

      Mais um momento marcante na carreira de Paul McCartney: o músico conheceu duas das mulheres que inspiraram o cantor a compor a clássica “Blackbird“. O encontro aconteceu durante o show de Paul em Little Rock, em Arkansas, no último sábado (30).

      Blackbird” é uma das mais adoradas canções do repertório dos Beatles, e foi inspirada nas manifestações e na luta da população negra norte-americana por seus direitos, nos idos de 1968. Thelma Mothershed Wair e Elizabeth Eckford foram duas das jovens que idealizaram o movimento Little Rock, que inspirou o ex-beatle a compor a canção. As duas fizeram parte do movimento que uniu outros sete estudantes negros que conseguiram nas cortes federais o direito de estudar no Ginásio Central de Little Rock, pequena cidade do Arkansas, onde as escolas eram até então segregadas. Esta foi apenas uma das várias lutas que eclodiram no sul dos Estados Unidos naquela época. E foram justamente as duas que, já em 2016, apareceram no backstage de Paul para prestigiá-lo.

      O músico fez questão de publicar uma foto com Thelma e Elizabeth em seu Twitter: “É incrível conhecer duas pioneiras do Little Rock Nine, movimento de direitos civis que inspirou Blackbird“, escreveu McCartney.

      Durante o show, Paul dedicou a canção à cidade: “De volta aos anos 60, havia um monte de problemas acontecendo por causa de direitos civis, principalmente em Little Rock. Nós víamos isso acontecendo lendo os noticiários da Inglaterra. Por isso aqui é um lugar muito importante para nós, porque pra mim é o lugar onde os direitos civis começaram”, afirmou Paul, sendo muito aplaudido.“Nós queríamos ver o que estava acontecendo e nos simpatizamos com as pessoas que estavam passando por esses problemas, e isso me fez escrever uma canção que poderia ajudá-las um pouco”.

      Veja o emocionante momento abaixo: