Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Lista: momentos em que Marilyn Monroe inspirou o mundo da música

      1 de junho de 2016 8:37 Por Damy Coelho

      Se estivesse viva, Marilyn Monroe completaria 90 anos nesta quarta (1º). Para comemorar o dia da icônica estrela do cinema, fizemos uma lista de clipes, canções e artistas do meio musical que foram inspirados na atriz.

      Não é difícil encontrar referências, já que Marilyn inspirou pessoas de todo o mundo e revolucionou a moda e o estilo desde a década de 50. Até hoje ela é uma das pessoas mais icônicas do universo pop, mesmo tendo morrido em 1962 e vivido uma curta carreira, que durou menos de uma década.

      Confira abaixo nosso Top 5 – e conte pra gente caso se lembre de outra inspiração que não colocamos aqui. :)

      Madonna – “Material Girl

      Esta é talvez a mais fácil referência. Desde quando começou a carreira musical, no início da década de 80, Madonna já era considerada uma espécie de Marilyn Monroe “cool” e repaginada, seja pelo seu estilo de roupa, de cabelo ou simplesmente pela maneira de se portar. No clipe de “Material Girl”, Madonna faz uma clara releitura do clássico filme “Diamonds Are A Girls Best Friend’. Repare só no vestido, nas joias e nos vários homens ao redor da cantora. Não tem como negar a inspiração.

      Para comparar:

      Lana Del Rey – “National Anthem

      Lana Del Rey parece gostar tanto de produzir seus clipes quanto gosta de fazer música. Cada novo vídeo lançado pela cantora é aguardado ansiosamente por fãs, que já esperam por um roteiro com caras de curta-metragem, sempre mostrando Lana interpretando vários papéis diferentes. Um dos mais lembrados clipes é o de “National Anthem“, do primeiro álbum da cantora.

      Nele, ela vive com A$ap Rocky uma história de amor gângster, inspirado no romance entre Jackie O e John Kennedy. Lana encarna uma mistura da esposa do presidente com sua suposta amante – sim, Marilyn Monroe. Quem não se lembra da vez que a atriz cantou uma versão bem sensual de “Parabéns Pra Você” e dedicou para o então presidente dos EUA, na frente de todo público norte-americano? Jackie não deve ter ficado nada feliz com a demonstração tão explícita e pública de afeto ao seu marido, mas fato é que a cena ficou guardada no imaginário do público e, como tudo que Marilyn fez, é lembrada até hoje. Icônica, a cena é remontada no clipe em questão, logo nos primeiros segundos do vídeo.

      Veja só se a atriz não é uma inspiração clara também para Del Rey:

      Para comparar:

      Gwen Stefani

      Difícil escolher só um vídeo que prove que Gwen tem inspiração clara no estilo de Marilyn. A vocalista do No Doubt é, talvez, a influência mais clara do “Marilyn Way Of life” no mundo da música. Basta olhar o cabelo, o estilo, a pose… não é à toa que amamos as duas!

      Marilyn Manson

      Ok, ele não tem um clipe que seja diretamente uma referência à atriz, mas antes de ser a estrela do rock, o tal Brian Warner era um jovem jornalista que escrevia sobre comportamento em uma revista. Quando decidiu se aventurar no universo musical, Brian decidiu adotar um nome poderoso: Marilyn Manson – de acordo com o próprio, a junção do nome de um serial killer com o nome da maior sex symbol do mundo seria uma alcunha marcante. Quer inspiração mais clara do que essa?

      Nicki Minaj – “Marylin Monroe

      Nick Minaj não fez um clipe inspirado na estrela do cinema, mas uma música inteira. A letra de “Marilyn Monroe” mostra uma versão sensível de Nicki  - em um trecho, ela chega a confessar:

      “Às vezes eu me sinto como a Marilyn Monroe/Eu sou insegura, sim, eu cometo erros/Às vezes eu sinto que estou no fim da estrada“. E ainda manda o recado: “Se você não consegue lidar com o meu pior/Você não terá o meu melhor/É assim que a Marilyn Monroe se sentia?/Bem, deve ser assim que a Marilyn Monroe se sentia”

      Para quem não sabe, Marilyn não teve uma vida nada fácil. Com uma mãe emocionalmente instável, Marilyn (antes Norma Jeane) foi criada em orfanatos e em diversos lares diferentes durante toda a sua infância e nunca conheceu o seu pai biológico. Casou-se com apenas 16 anos antes de se dedicar à carreira no cinema. Logo atingiu o estrelato, mas ela não estava pronta para o sucesso estrondoso que viria a seguir. Com problemas de depressão, a atriz enfrentou diversas crises ao longo da vida, até falecer com apenas 36 anos, supostamente por uma overdose acidental de calmantes. A insegurança e o medo que assombram até a aparentemente mais forte das mulheres foi inspiração para a música de Nicki – e base de toda a vida da atriz. Dê o play:

      Gostou? Dá uma olhada na nossa playlist “pin ups” para ver outros clipes que foram indiretamente inspirados no estilo de Marilyn.

      Para saber mais sobre Marilyn Monroe:
      Filmes: “Os Homens Preferem As Loiras” (1953) – 20th Century Fox
      “Quanto Mais Quente Melhor” (1959)- 20th Century Fox
      “Sete dias com Marilyn” (2011) – BBC Films

      Livro: Marilyn – Norman Mailer