Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      O que os hackers querem com Lana, Drake, Katy Perry e Keith Richards?

      8 de junho de 2016 11:59 Por Damy Coelho

      Longe demais: Twitter da banda Tenacious D (acima) noticiou a morte de Jack Black - não passava de uma mentira espalhada por um hacker

      Quem costuma seguir o perfil de músicos no Twitter provavelmente deve ter reparado na onda de invasões por hackers que algumas contas tiveram. No espaço de uma semana, as contas de celebridades como Katy Perry, Drake, Keith Richards e Lana Del Rey foram invadidas, bem como a de bandas, como Tame ImpalaSonic Youth e Bon Iver. Mas, qual seria a motivação para isso?

      A resposta ainda parece difícil de ser desvendada. A invasão de cada conta mantém a sua particularidade: o perfil de Katy Perry, que foi invadido no fim de maio, continha um tuíte irônico: “miss you, Taylor Swift” – remetendo ao conflito que as duas cantoras têm, ou seja, algo que provavelmente nunca seria tuitado pela cantora. Já na conta do Sonic Youth, lia-se a uma mensagem garantindo que a banda iria voltar. Detalhe: o grupo acabou em 2011, após a separação nada amigável de Kim Gordon e Thurston Moore. Depois disso, não foram dados sinais de que a banda poderia voltar em um futuro próximo.

      Até o Twitter feito em homenagem a George Harrisonfoi hackeado. O suposto hacker chegou até a comentar, por meio de outro perfil, uma mensagem curiosa: “merda, invadi o perfil de alguém que eu nem sabia que já tinha morrido…foi mal”.

      Este tuíte em questão, bem como as invasões aos perfis de Drake e Katy Perry, parecem ter apenas uma motivação: ser visto, ganhar likes ou até ficar famoso. Tanto na conta de Drake quanto na de Katy Perry, o hacker chegou a pedir para os seguidores dos músicos seguirem um perfil específico, possivelmente o da pessoa responsável pela invasão. A tal conta já foi banida pelo Twitter.

      O site Tecmundo chegou a listar alguns motivos para os hackers invadirem perfis. A fama é justamente um deles, bem como o ativismo: outro motivo perceptível nas invasões recentes. No caso de Lana Del Rey, a conta foi invadida para mostrar mensagens como: “todos os muçulmanos são terroristas” e “Bush é responsável pelo 11 de setembro”. A diversão e o desafio também são alguns motivos listados pelo site. Esses motivos são perceptíveis também no caso da invasão do Twitter de Katy Perry, O hacker vazou uma faixa nunca antes lançada pela cantora (a música “‘Witness”, como noticiamos aqui).

      A conta da banda de Jack Black, Tenacious D, também foi invadida e a mensagem publicada pelo hacker deu um susto nos fãs, já que anunciava a morte de Jack Black. Pouco depois, a conta foi recuperada e o boato foi negado – mas não a tempo suficiente para o rumor se espalhar por todo o mundo.

      Independente da razão que possa motivar esses hackers, os músicos estão temerosos com a onda de invasões. E com razão, já que a invasão das contas pode prejudicar o artista, como é o caso de Katy Perry e da música que vazou. E até mesmo as notícias falsas de morte, como aconteceu com o ator Jack Black. Porém, felizmente, todas as contas invadidas foram recuperadas rapidamente.