Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Mick Jagger fala sobre a emoção de tocar em Cuba; show irá aos cinemas

      21 de setembro de 2016 8:25 Por Damy Coelho

      2016 nem acabou e já pode ser considerado um ano marcante para a longa estrada dos Rolling Stones. Em março deste ano, a banda fez o primeiro show em Cuba. A apresentação histórica foi tão icônica que virou filme: Havana Moon – The Rolling Stone Live in Cuba será exibido nos cinemas de todo o mundo em outubro.

      Em uma entrevista para divulgar o filme, Mick Jagger falou sua impressão sobre o país, destacando que não há ainda total liberdade e acesso à informação, mas que muita coisa também chega por lá. “É muito próximo aos Estados Unidos, então a rádio se sobrepõe e acaba acontecendo muita troca de música. As pessoas conheciam os Beatles e os Rolling Stones e todas essas coisas, não era tão isolado. Quero dizer, isolado sim, e era difícil obter coisas, mas na Polônia também era assim. As pessoas conseguiam as coisas que lhes interessavam. Fomos à Polônia em 1966, e foi bem estranho. Aquele era um Estado muito mais reprimido que Cuba”, comparou o cantor.

      Mick Jagger ainda compara o show/filme Havana Moon – The Rolling Stone Live in Cuba com o Olé, Olé, Olé, documentário que teve origem nas última turnê dos Rolling Stones na América Latina e que também saiu neste ano.”No outro filme que fizemos sobre a América Latina, que se chama “Olé Olé Olé!”, há muito desta história. Havia repressão em muitos dos países latino-americanos, porque eram ditaduras militares de direita. Também sucedeu na Espanha de Franco, eles proibiram o rock ‘n’ roll, e nos países satélites soviéticos e na União Soviética. Então Fidel Castro copiou o método da União Soviética, proibindo a música burguesa e decadente. Isso não durou para sempre”, falou Mick, demonstrando propriedade sobre o assunto.

      O cantor conclui: “O rock ‘n’ roll é somente uma parte do quebra-cabeça cultural. Você precisa de todas estas partes, você precisa de trocas culturais e políticas em todos os níveis, e você precisa de pessoas trocando ideias. Cultura popular, filmes, música e televisão são todos parte do diálogo”.

       

      Pôster do filme que teve origem no primeiro show dos RS em Cuba (Foto: Reprodução)

      Sobre o filme

      “Havana Moon – The Rolling Stone Live in Cuba” tem exibição mundial em um único dia, 6 de outubro. No Brasil, o filme será exibido nos cinemas das redes Cinemark, UCI Cinépolis.