Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Bob Dylan ganha Prêmio Nobel de Literatura: ‘nova expressão poética’

      13 de outubro de 2016 9:20 Por Damy Coelho

      Não bastasse ser um dos maiores músicos vivos da atualidade, Bob Dylan agora também é vencedor do Prêmio Nobel. O músico foi anunciado como vencedor do Prêmio Nobel de Literatura nesta quinta (12). Segundo a curadoria do Prêmio, Dylan já era cotado há muitos anos e foi reconhecido “por criar uma nova expressão poética na tradicional canção americana”.

      Sara Danius, secretária permanente da Academia, ainda declarou que Dylan ganhou o prêmio por ser “um grande poeta na grande tradição poética em língua inglesa”. Instigada a escolher uma canção emblemática do músico, Sara optou por escolher o disco Blonde on Blonde, de 1966, por ser  “um exemplo extraordinário da sua forma brilhante de rimar e do seu pensamento pictórico”.

      Capa de Blonde On Blonde (Reprodução)

      Além de compositor de vários clássicos (veja a nossa seleção abaixo), Bob Dylan também é poeta (lançou o livro Tarântula, em 1971) e escritor da autobiografia Crônicas: Volume um, publicada em 2000. Como se não bastasse, o multiartista também é pintor e lançou até uma coleção de quadros inspirada no Brasil ( ’The Brazil series’).

      Aos 75 anos, Bob Dylan tem mais de 30 álbuns de estúdio lançados (o último, Fallen Angels, é deste ano), diversos livros publicados e, com mais de cinquenta anos de carreira, não dá sinais de parar tão cedo – para a nossa sorte.

      Confira todas as composições de Bob Dylan no Letras.mus.br.