Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      #girlpower: lista de documentários sobre cantoras para assistir já!

      8 de março de 2017 9:09 Por Damy Coelho

      Amy: história da cantora foi registrada em documentário premiado (Foto: Reprodução)

      O mundo da música está cheio de mulheres poderosas e que influenciaram toda uma geração. Para a nossa sorte, a história de muitas delas foi registradas em ótimos documentários e (para a nossa sorte, de novo!), muitos desses filmes são bastante acessíveis.

      Apresentamos pra você uma lista de 5 documentários bem no estilo #temquever de mulheres que, dos mais variados estilos e contextos sociais, foram e são uma fonte de influência e de empoderamento para outras mulheres. E o melhor: todos esses documentários estão disponíveis no Netflix ou no Youtube!

       

      1. Janis Joplin -Little Girl Blue (2016, disponível no Netflix)

      Que Janis abriu portas para as mulheres fazerem rock, todo mundo sabe. Ela foi pioneira de sua geração e não é exagero dizer que artistas como Joan Jett, Amy Lee, Pitty e até Lady Gaga se influenciaram diretamente do poder de Janis. Mas o que muita gente pode não saber a história da cantora, que foi uma verdadeira “ovelha negra” em sua cidade e, mesmo tímida e discreta fora das câmeras, virava gigante quando subia aos palcos. Janis Joplin – Little Girl Blue mostra, por meio de depoimentos e entrevistas raras, as opiniões e personalidade forte e iluminada de uma das mulheres mais importantes de nossa música.

       

       

      2. Beyoncé: Life Is But A Dream (HBO, 2013)

      Por trás do nome mais poderoso do showbiz atual, existe uma mulher extremamente dedicada ao seu trabalho, detalhista (virginiana!) e que faz questão de acompanhar todo o processo que envolve o seu nome, desde as coreografias de dançarinos e detalhes do palco até a sua imagem pública. Estamos falando de Beyoncé e do documentário Beyoncé: Life Is But A Dream, de 2013. Um prato cheio para quem quer conhecer a fundo a vida da popstar, mas também da mãe e empresária de si mesma. Em tempo: o doc foi dirigido pela própria Beyoncé.

       

       

      3. Amy (2015, disponível no Netflix)

      O documentário premiado pelo Oscar mostra a vida intensa de Amy Winehouse. O diretor, Asif Kapadia, usou de vários registros caseiros para costurar a trajetória da estrela, desde seu nascimento, passando pelos problemas familiares, sua fama estrondosa, até chegar a sua trágica morte. Com imagens belíssimas e trilha sonora impecável (assinada pelo brasileiro Antonio Pinto), Amy já é um dos melhores documentários musicais dos últimos anos.

       

      4. Bethânia Bem de Perto (Disponível no Youtube, 1966)

      Meio documentário, meio curta-metragem e registro pessoal, “Bethânia Bem de Perto” mostra uma jovem Maria Bethânia desembarcando no Rio de Janeiro em 1965, para substituir a então super estrela, Nara Leão, na peça “Opinião”. Antes de ser uma das artistas mais influentes do país, Bethânia, aos 20 anos, já era o furacão que conhecemos hoje. Vale conferir a opinião ácida da jovem sobre assuntos musicais, inclusive, Roberto Carlos. Dirigido pelo renomado cineasta Júlio Bressane, o filme encontra-se disponível na íntegra no Youtube. São pouco mais de 30 minutos de puro amor, pode confiar!

      5. “What Happened, Miss Simone”? (Netflix, 2015)

      Para além de ser a artista mais influente do blues, que elevou o estilo a um verdadeiro mainstream nos anos 60, Nina Simone também foi ativista do movimento negro do sul dos Estados Unidos. Poderosa e extremamente talentosa, Nina colheu os frutos da fama, mas não sem passar por momentos de intenso sofrimento familiar e psicológico, principalmente ao sofrer agressões do marido. Toda a história deste verdadeiro símbolo de empoderamento foi contada no doc “What Happened, Miss Simone?”, o primeiro documentário musical produzido pela Netflix, com registros impecáveis, que o levou a ser indicado ao Oscar.

       

      Gostou da nossa lista: Já assistiu algum desses filmes? Conte pra gente! ;)