Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Aos 70 anos, morre Belchior

      30 de abril de 2017 12:15 Por Damy Coelho

      Morreu na noite deste sábado (29) o cantor Belchior, aos 70 anos. O músico estava na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.

      A causa da morte ainda não foi confirmada. O estado do Ceará, terra natal do cantor, decretou luto de três dias.

      O corpo de Belchior será velado em Sobral, cidade onde nasceu.

      Figura marcante para a cultura musical cearense, Belchior se tornou também um dos músicos mais influentes e populares do Brasil  ainda na década de 70, quando recebeu apoio de Elis Regina para gravar no Rio de Janeiro. Em 1976, lançou o icônico álbum Alucinação, com hinos como Apenas um Rapaz Latino-Americano, À Palo SecoComo Nossos Pais e Fotografia 3×4.

      Junto de nomes como Fagner e Ednardo, idealizou o movimento Pessoal do Ceará, um dos mais representativos da música brasileira.

      Apesar de ser uma figura importante, Belchior não se deixou levar pelas vaidades da mídia. Teve sua própria gravadora independente em 1983, a Paraíso Discos, quando já era cobiçado por outras gigantes do mercado fonográfico. No início dos anos 2000, sumiu dos holofotes, deixando de participar de programas de TV e da grande mídia.

      Em 2009, quando já era uma lenda da música há décadas, se autoexilou novamente, sem deixar que a mídia o localizasse até o momento de sua morte. Viveu sua vida exatamente nos rumos que ele quis tomar.