Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Site chama Lana Del Rey de ‘Morrissey americano’

      24 de julho de 2017 9:15 Por Damy Coelho

      O Pitchfork publicou no final de semana a sua resenha para o novo álbum de Lana Del Rey, Lust For Life.

      A chamada da matéria destacava uma pergunta curiosa: seria Lana Del Rey o Morrissey norte-americano?


      O site “justifica” a comparação destacando um trecho do diário de Morrissey que mais parece uma música do Born To Die (ou de qualquer álbum da cantora). O trecho foi escrito em 1996, quando o então cantor dos Smiths havia acabado de se mudar para a Califórnia e estava tirando suas primeiras impressões. Veja o que anotou Morrissey:

      “L.A é uma cidade cafona e superficial de gente bronzeada, piscinas, carrões, estrelas de Hollywood e rappers gângsters”

      A reportagem afirma que Lana Del Rey transplanta esse cenário para a sua música, mas com um plus: uma dose de melancolia, com cenário retrô e cultos à personalidades. (Ou seja, muito Morrissey). E ainda cita um jornalista da rádio NPR, que já fez essa comparação antes: “Lana Del Rey é um Morrissey com lábios melhorados”, disse Ken Tucker.

      A matéria termina concluindo:

      “A maior semelhança entre Lana Del Rey e Morrissey podem não ser suas tendências amorosas ou o quanto eles apreciam ‘He Hit Me (and It Felt Like A Kiss)[música do The Crystals que os dois artistas citam], mas sim a capacidade de ambos de empilhar suas músicas como personagens, como estrelas, como mitos”

       

      Depois que a matéria saiu, a reação das pessoas na internet foi, digamos, curiosa.

      Enquanto os fãs parecem chocados no Twitter, o YouTube nos mostra um mash up de 5 anos atrás misturando Lana De Rey e Smiths, mostrando que essa comparação nem é inédita: