Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      5 músicas que foram inspiradas em livros

      25 de julho de 2017 15:34 Por ana.luisa

      Metallica: literatura já serviu de inspiração para as músicas (Foto: Reprodução)

      Toda letra de música surge a partir de uma inspiração: há quem prefira compor sobre experiências próprias, quem escreva sobre outras pessoas, quem fale sobre sentimentos… E existem também aqueles compositores que se inspiram em livros, contos e poemas para transformar palavras em canções.

      Como hoje, dia 25 de julho, é dia do escritor, resolvemos listar 5 músicas que foram inspiradas em livros, para trazer algumas ideias para sua estante musical!

      Vamos lá:

      1. For Whom The Bell Tolls – Metallica

      Uma das mais famosas do Metallica, essa música foi inspirada no romance Por Quem os Sinos Dobram, de Ernest Hemingway.

      Com a temática da Guerra Civil Espanhola, Hemingway critica com quem está a força nas guerras – e assim faz o Metallica: “On they fight, for they are right, yes, but who’s to say? / For a hill, men would kill, why? They do not know” (“E eles continuam lutando, porque eles estão certos, sim, mas quem pode dizer? / Por uma colina, os homens matam, por quê? Eles não sabem)

      2. 1984 – David Bowie

      Como o próprio título já mostra, essa canção foi baseada no clássico 1984, de George Orwell.

      Utilizando-se do universo distópico de Orwell, Bowie não só escreveu 1984, como também a canção Big Brother. O cantor inclusive queria fazer um musical inspirado na obra, mas foi barrado pelos detentores dos direitos do livro.

      3. Murders In The Rue Morgue – Iron Maiden

      O Iron Maiden é uma banda que sempre buscou inspirações na literatura. Nesse caso, o escolhido foi o conto Os Assassinatos da Rua Morgue, de Edgar Allan Poe.

      Este livro foi o precursor das histórias de detetive, popularizadas mais tarde com Sherlock Holmes, de Sir. Arthur Conan Doyle. Mas aqui o crime se passa em Paris e tem algumas diferenças da história original, então, fique tranquilo: a música não vai te dar spoilers. ;)

      4. Soma – The Strokes

      “Soma” é o nome da droga alucinógena criada por Aldous Huxley em seu romance de ficção científica, Admirável Mundo Novo.

      A obra serve como antidepressivo para que as pessoas continuem condicionadas a aceitar a realidade em que vivem sem um pingo de tristeza. Como aqui canta Julian Casablancas: “Soma is what they would take when / Hard times opened their eyes” (Soma é o que eles tomavam quando / os tempos difíceis abriam seus olhos).

      5. The Lord of The Rings – Blind Guardian

      Pra quem conhece Blind Guardian, falar das músicas dos caras sem falar de O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, é até pecado.

      A banda não só tem diversas músicas com referências à Terra Média, como inclusive fez um álbum inteiro (o Nightfall in Middle-Earth) inspirado em O Silmarillion! Em The Lord of The Rings, os caras contam sobre os Anéis do Poder, como apresentados no primeiro livro da trilogia homônima.

      Nossa lista ficou sucinta, mas o catálogo de músicas inspiradas em livros é bem grande (principalmente se você abrir no capítulo do metal). Música é bom de qualquer jeito, vindo de onde vier, não é mesmo? Hoje fica o nosso agradecimento àqueles que nos inspiram por meio da literatura: que a arte continue inspirando outras formas de arte! Feliz dia do escritor!