Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Ivete Sangalo e Claudia Leitte apostam em ritmos latinos

      4 de agosto de 2017 17:58 Por Damy Coelho

      Ivete e Claudia Leitte (Foto: Reprodução/Instagram)

      A sexta-feira (4) foi movimentada para o mundo musical. Enquanto lá fora a Lorde lançava seu clipe de Perfect Places, por aqui, ninguém menos que Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Ana Vilela lançaram singles inéditos.

      Já falamos da música de Ana Vilela aqui - então, vamos às nossas duas divas brasileiras.

      Tanto Ivete quanto Claudia voaram além da febre do axé e fincaram seus nomes na música popular do país. As duas já investiram em carreiras internacionais – Ivete preferiu levar o seu trabalho já consagrado para os fãs brasileiros dela em Nova York, já Claudia apostou mais alto e lançou músicas cantadas em inglês e espanhol.

      E na hora em que o mundo todo está de olho nos ritmos latinos, as duas cantoras mostraram que estão por dentro dessa demanda. Ivete lançou nesta sexta a música À Vontade, em parceria com Wesley Safadão.

      Capa de “À Vontade”, single novo de Ivete Sangalo (Foto: Divulgação)

      A música é uma aposta quente para o verão brasileiro, um mix de ritmos nacionais que vão do próprio axé ao forró, e com uma influência tímida de cúmbia e outros sons latinos. A pegada do reggae – gênero que já faz parte do repertório de Ivete – também aparece por aqui.

      O clipe sairá em breve e promete fazer sucesso. O vídeo vai mostrar uma Ivete vintage, toda trabalhada nos anos 50, e conta com direção artística de Giovanni Bianco, o brasileiro responsável pela estética do estouradíssimo clipe de “Sua Cara“.

      Enquanto Ivete manteve seu foco em uma música 100% brasileira, tanto em ritmo quanto em equipe – com participação com outro brasileiro, Safadão, que é aposta certa em feats de sucesso atuais – Claudia voou longe na influência internacional. A música Baldin de Gelo é cantada em português e espanhol, e conta com forte influência do reggaeton-pop, mesmo gênero da consagrada Despacito.

      Claudia Leitte em cena do clipe de ‘Baldin de Gelo’ (Foto: Divulgação)

      O mix de influências gringas não para na música. O clipe conversa com o cenário colorido do Brooklin dos anos 80. Até o rebolado da cantora está mais para “twerk” do que para quadradinho. Uma ou outra cena pode fazer o espectador se lembrar do clipe de Paradinha.

      Em entrevista ao Portal Popline, Claudia falou sobre o conceito do clipe:

      “Eu pensei em algo mais urbano, bem anos 80, meio Brooklyn e Bronx. O diretor usou como referência a série ‘The Get Down’ e essa é a vibe do clipe. (…) Estou trabalhando com uma galeria gringa e queria elementos que tivessem a minha essência, sou brasileira e baiana, mas também precisava dividir essa atmosfera com o que tenho trazido de lá”

      Não se sabe ainda se Baldin de Gelo ou até mesmo À Vontade vão se tornar os megahits que as cantoras apostam. Mas uma coisa é certa – e as duas cantoras entenderam bem disso: em tempos em que a música está cada vez mais globalizada graças às novas tecnologias, o artista que não se aproveita dessa tendência pode ficar para trás.