Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Morre Fats Domino, pioneiro do rock; relembre a trajetória do mestre

      25 de outubro de 2017 13:18 Por Gustavo Morais

      Fats Domino morreu de causas naturais (Reprodução/Internet)

      Nesta quarta-feira (25), o rock ficou órfão de mais um de seus pioneiros. Morreu, aos 89 anos, nos Estados Unidos, o cantor e pianista Fats Domino. De acordo com o jornal britânico The Guardian, o artista morreu de causas naturais.

      Fats Domino nasceu em Nova Orleans, no estado de a Louisiana, nos Estados Unidos, no dia 26 de fevereiro de 1928. Descobriu o talento para ser pianista na adolescência, na época em que trabalhou em uma fábrica.

      Robert Plant troca aquela ideia com o mestre Fats Domino (Reprodução/Internet)

      A carreira musical começou pra valer a partir de 1949, quando se juntou ao trompetista Dave Bartholomew e gravou o disco The Fat Man. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias e chegou à segunda posição do top americano de rhythm & blues.

      Como precursor do rock, Fats Domino influenciou Elvis PresleyBeatlesStonesEric Clapton e quase todo mundo que veio depois. Com a canção Ain’t That a Shame (1955), Fats rompeu as barreiras raciais e conquistou espaço nas paradas de sucesso de música pop, até dominada por artistas brancos.

      Em 1986, Fats Domino 1986 ganhou um Grammy e entrou para o Rock and Roll Hall of Fame. Com uma carreira que durou mais de cinco décadas, Domino vendeu mais que 65 milhões de discos, sendo que 25 das suas canções conquistaram Disco de Ouro.

      Descanse em paz, mestre! O rock já sente sua falta.