Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Descubra quais foram as 21 primeiras cifras da história do Cifra Club!

      17 de novembro de 2017 5:59 Por Gustavo Morais

      O Cifra Club surgiu em novembro de 1996. Como você já viu por aqui, estamos há 21 anos perdendo palhetas e aprendendo a tocar juntos!

      Quantas palhetas perdemos juntos, hein? (Imagem/Divulgação)

      Mas você já teve a curiosidade em saber quais foram as primeiras cifras publicadas no site? Sim ou claro? Então… Fizemos uma busca nos bancos de dados do Cifra e descobrimos quais foram as primeiras 21 cifras enviadas! Bora lá conferir?

      Spoiler: as cifras não são citadas na ordem em que foram publicadas no site.

      Guns N’ Roses – Sweet Child O’ Mine

      Desde os anos 80, a galera das cordas é afim de aprender os solos e o riff de Sweet Child. Com a chegada do Cifra, não foi diferente! Felizmente, logo nos primórdios, alguém muito gente fina tratou de enviar a cifra dessa música pra cá!

      Extreme – More Than Words

      Em meados dos anos 90, a música mais enviada para o crush era a balada More Than Words. Em 1996, a cifra da bela canção chegou por aqui e, com toda certeza, continua impulsionando muitas crushadas por aí!

      Led Zeppelin – Stairway To Heaven

      Quem gosta de rock, geralmente idolatra os caras do Zeppelin! Assim que o Cifra entrou no ar, não demorou muito para que um roqueiro publicasse a cifra de Stairway To Heaven e assim quebrasse o galho de um monte músicos dos mais variados níveis!

      Legião Urbana – Tempo Perdido

      Em cada 10 rodinhas de violão, a Legião marca presença em 11! Sempre foi assim e, em 96, era até natural que um hino legionário fosse uma das primeiras peças do acervo do Cifra Club!

      Legião Urbana – Eduardo e Mônica

      Que perca a próxima palheta #quemnunca apresentou a história do casal mais inusitado durante um momento voz/violão! Por essas e outras, a trajetória de Eduardo e Mônica logo cedo pintou aqui no Cifra!

      Raul Seixas – Metamorfose Ambulante

      Impossível saber há quanto tempo foi berrado o primeiro #tocaraul da história. Mas uma coisa é certa: o rei do rock brasileiro tem lugar cativo aqui no Cifra há 21 anos!

      Deep Purple – Smoke on The Water

      Em seus primeiros dias de vida, o Cifra foi brindado com o riff mais matador do rock! Quantos jovens guitarristas aprenderam a sequência de acordes mais arrasadora de todas ao longo dos últimos 21 anos?

      Dire Straits – Sultans of Swing

      Que quebre a corda mizinha quem nunca quis ostentar fazendo o solo desse clássico! A magia dessa música começou lá nos anos 70. Por isso, em 1996, não demorou para que alguém muito sangue colaborasse com o envio da transcrição completa de Sultans of Swing!

      Mamonas Assassinas – Pelados Em Santos

      Infelizmente, os Mamonas partiram um ano antes do surgimento do Cifra. Como respeito e reconhecimento à obra deles, uma parte simbólica daquele repertório tão importante faz parte do Cifra Club desde o início.

      Cazuza – Exagerado

      A declaração de amor mais super do rock brasileiro também participou do surgimento do Cifra. Desde então, a obra do saudoso Exagerado é reverenciada pela família Cifra Club! #vivacazuza!

      Red Hot Chili Peppers – Under The Bridge

      Outra balada que conquistou o mundo nos anos 90! Sempre constante no repertório das bandas de rock que estão começando, Under The Bridge também faz parte do começo da história do Cifra.

      Os Paralamas do Sucesso – Meu Erro

      Um dos maiores hinos do rock nacional! Presença constante na vida de todo mundo que toca pop rock, Meu Erro também é ‘música fundadora’ do Cifra Club!

      Djavan – Se

      Dono de um estilo único, Djavan tem as receitas exatas para transformar combinações de acordes diferentões em clássicos da música. Veterana no Cifra, a música Se é mais uma amostra da grandeza desse mestre da MPB!

      Oasis – Wonderwall

      A banda dos irmãos Gallagher foi um dos grandes nomes do rock da década de 90. Apesar de ser um pouquinho só mais velha do que o Cifra, Wonderwall já era um hino em 1996. Por isso, não demorou a aparecer por aqui!

      Roupa Nova – Whisky A Go Go

      A música mais presente nos bailes de formatura e festas de casamento, jamais deixaria de chegar logo cedo no Cifra Club! Há 21 anos, já tinha gente mostrando os acordes de “eu perguntava ‘do you wanna dance?’”!

      Zé Ramalho – Avôhai

      As canções do grande trovador da música brasileira sempre emocionaram! Claro que em 1996, muita gente queria saber como tocar Avôhai e o Cifra deu aquela forcinha!

      Nirvana – Smells Like Teen Spirit

      Grande ícone do grunge, o power trio de Seattle influenciou tudo que veio depois. Lançada cinco anos antes do Cifra tomar conta da internet, Smells Like Teen Spirit não tardou a chegar por aqui!

      Kid Abelha – Lágrimas e Chuva

      Faixa básica nos karaokês e nos repertórios da galera do barzinho, Lágrimas e Chuva é uma das principais músicas do rock nacional. Chegou para embelezar o acervo do Cifra lá em novembro de 1996!

      R.E.M. – Losing my Religion

      Pouco cultuada entre a galera raiz do rock alternativo, Losing my Religion foi uma das canções mais tocadas no começo dos anos 90. Em meados daquela década, a música continuava tendo forças e acabou ajudando a inaugurar o Cifra!

      Engenheiros do Hawaii – Refrão de Bolero

      Motivo de culto para os fãs de rock nacional, Refrão de Bolero não poderia deixar de participar do cenário inaugural do Cifra! Há 21 anos, os fãs dos Engenheiros já sabem onde encontrar as cifras desse hino!