Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      ‘João Gilberto está com a saúde deteriorada’, afirma advogada de Bebel

      18 de novembro de 2017 9:42 Por Damy Coelho

      Bebel com o pai, João Gilberto (Reprodução)

      Parece que chegou ao fim ao menos um capítulo do triste folhetim envolvendo a vida financeira de João Gilberto, ícone da nossa bossa nova. Nesta quinta (15) a Justiça determinou que as finanças do músico ficarão a cargo de sua filha mais velha, a também cantora Bebel Gilberto, por 120 dias.

      Em carta divulgada à imprensa, a advogada da cantora, Simone Kamenetz, afirma que João Gilberto está com a ”saúde deteriorada”. Ainda segundo a carta, a ação judicial movida pelos filhos mais velhos do cantor tem a intenção de “pôr fim aos negócios temerários que João vinha sendo orientado a firmar e que resultaram na atual condição de miserabilidade do artista”.

      ENTENDA O CASO

      A batalha familiar parece interminável: João Gilberto está com 86 anos e, nos últimos tempos, vinha passando por dificuldades financeiras e sem possibilidade de trabalhar – em 2011, iniciaria uma turnê de volta aos palcos, que foi cancelada por motivos de saúde. Depois desse tempo, acabou acumulando dívidas e corria o risco de ser despejado, como afirma Claudia Faissol, mãe de sua filha caçula, Luisa, de 12 anos.

      Em 2013,  João Gilberto, aconselhado por Claudia, solicitou um empréstimo de R$10 milhões de reais, dividido em duas parcelas. A primeira já foi paga, mas a segunda está sob restrição da justiça. Foi quando Bebel e João Marcelo, filhos mais velhos do cantor de casamentos diferentes, resolveram intervir: o empréstimo foi financiado com parte dos direitos autorais do artista – 60% dos primeiros álbuns do músico estão sob os cuidados do banco Opportunity, o que impede a venda e comercialização de seus álbuns consagrados.

      Com a disputa entre os familiares e magoado com a situação, João Gilberto se negou a pegar a segunda parcela do empréstimo, o que, segundo, Claudia, só agravou a situação financeira do cantor.

      HOLOGRAMA 

      A batalha entre a ex-companheira e os filhos mais velhos do cantor ainda ficou pior: Claudia Faissol estava negociando uma turnê com holograma de João Gilberto, já que o artista está muito fraco para subir aos palcos, segundo a própria. Bebel e João Marcelo são contra. “Foi uma surpresa, nunca vi um show em holograma de um artista vivo. E um susto com as altas cotas de patrocínio que foram oferecidas ao mercado”, disse João Marcelo à Folha.

      Com a última decisão da justiça, Bebel pode decidir por ele sobre assinaturas de contratos e movimentações financeiras. Porém, Claudia Faissol ainda pode recorrer – o que deve render mais alguns capítulos a essa novela.