Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      5 artistas pop que investiram no reggaeton

      18 de novembro de 2017 10:38 Por Damy Coelho

      O reggaeton – símbolo da música latina e do caribe – conseguiu quebrar fronteiras e se consagrar como o som do verão no mundo todo. Entre o segundo trimestre de 2014 e o mesmo período de 2017, por exemplo, o reggaeton teve um crescimento de 119% na participação dentro dos streamings mundiais do Spotify.

      O ritmo é uma espécie de derivado do jamaicano dancehall – na prática, uma mistura contagiante de reggae, hip hop, salsa e música eletrônica. Seu sucesso alavancou as carreiras dos principais artistas representantes do estilo, a maioria de origem porto-riquenha ou colombiana: Maluma, J Balvin, Luis FonsiZion Y Lennox são alguns dos artistas que hoje são disputados para feats por artistas do mundo todo.

      O reggaeton já vinha cravando espaço no mainstream mundial há alguns anos, mas foi após o sucesso do hit Despacito que artistas de outras nacionalidades passaram a notar o potencial do estilo. Justin Bieber quis participar da versão remix, que foi um sucesso ainda maior. Aqui no Brasil, o reggaeton também veio com tudo, e se misturou ao funk e ao sertanejo, estilos soberanos do país.

      Walter Kolm, empresário do Maluma e um dos grandes figurões do gênero, levantou mais uma hipótese para o reggaeton ter se tornado o ritmo do momento:“Temos uma grande ferramenta hoje, que é a música dançante em espanhol usada em aulas de Zumba em todo o mundo. Esse é a mistura real. Ninguém entende uma palavra, mas eles podem dançar”, opinou, em entrevista à Billboard dos EUA.

      Veja abaixo alguns artistas pop que investiram no fenômeno do reggaeton:

      1. Little Mix feat. CNCO – Reggaetón Lento

      As inglesas do Little Mix fizeram uma versão de Reggaetón Lento, hit do grupo de pop latino CNCO. Mesmo sem a malemolência latina, as meninas mandaram bem na performance – e o hit foi recebido calorosamente pelos fãs.

      2. Demi Lovato feat. Luis Fonsi – Échame La Culpa

      Demi investiu no espanhol para cantar com Luis Fonsi em um single lançado estrategicamente próximo ao verão na América Latina. Consagrada com um dos principais nomes pop do momento, Demi uniu forças ao fenômeno Fonsi, que levou 4 Grammys latinos pra casa.

      3. Anitta feat. J. Balvin – Ginza

      “Visionária do marketing” que é, Anitta lançou sua parceria com J Balvin no ano passado, antes de ele estourar no mundo todo com Mi Gente. A carioca está preparando outro feat com o cantor, dessa vez, no seu repertório, para o projeto Xeque-Mate.

      4. Beyoncé feat. J. Balvin e Willi William – Mi Gente

      J Balvin é mesmo o favorito dos artistas pop: além de Anitta, Pharrell Williams, Maroon 5 e Ariana Grande já bateram na porta do artista para uma colaboração. Até a atual rainha, Beyoncé, entrou na onda: J. Balvin conta que sugeriu uma parceria com a cantora ‘na brincadeira”, e ela levou a sério. Também, se tratando do novo ritmo que é tendência mundial, não tinha como não levar a sério…

      em tempo: a parceria ainda aconteceu por uma boa causa, já que os lucros do remix de Mi Gente foram doados para as vítimas dos terremotos que afetaram o México e países do Caribe.

      5. Baldin de Gelo – Claudia Leitte

      A cantora já havia apostado no reggaeton numa parceria certeira com Daddy Yankee, na faixa Corazón. Apesar da boa aposta, a repercussão da faixa deixou um pouco a desejar. Com Baldin de Gelo, a cantora acertou no hit para o público brasileiro, e a música já é uma das mais tocadas do país – sem precisar de feat.

      BÔNUS TRACK:

      Ludmilla feat. Zion Y Lennox – Otra Vez

      O duo porto-riquenho é uma das sensações do estilo, e chamou a carioca para dar um “tom brasileiro” na faixa Otra Vez. O jogo de espanhol e português vem sendo uma tendência nas parcerias de reggaeton, o que ajuda a quebrar as barreiras da língua e faz o reaggaeton entrar de vez no mercado brasileiro. Infelizmente, a faixa não ganhou clipe. Mas é um reggaeton pop bom pra bombar nas pistas.