Cifra Club

Hip-hop supera rock e é o estilo de música mais consumido nos EUA

Se você anda aborrecido com o fato de que o rock and roll perdeu espaço nas paradas de sucesso brasileiras, saiba que as coisas não andam muito diferentes nos Estados Unidos. De acordo com um dos relatórios mais importantes para o mercado fonográfico, o Nielsen’s Year-End Report, o rock já não lidera a preferência dos consumidores de música lá na terra do Tio Sam.

Segundo a publicação, que anualmente apresenta o ranking de artistas, estilos, músicas e álbuns mais tocados e comprados, no ano de 2017, o Hip-hop/R&B e foram os estilos musicais mais consumidos nos Estados Unidos.

Pela primeira vez R&B/Hip-hop se tornaram o gênero mais consumido, em julho, posição mantida até o fim do ano. Além disso, nove dos artistas com mais streams foram deste gênero, incluindo Lil Uzi Vert, Post Malone, Kendrick Lamar e Migos, cada um com mais de 800 milhões de audições em seus respectivos singles

Em números, a participação dos grandes vencedores no mercado correspondem a 24,5%. Por sua vez, o rock movimentou 20,8% do consumo de música nos EUA.

Um pequeno alento

Apesar dos pesares, o rock ainda lidera as vendas de mídias físicas, de longe (36,8% contra 12,8% do hip-hop e R&B), enquanto a dobradinha Hip-hop/R&B tem melhor desempenho no streaming (30,4% a 17,3%), que é a maior forma de se consumir música atualmente, graças a serviços como Spotify, iTunes, entre outros.

Lendas do rock ainda vendem discos, mas não reinam no streaming (Foto: Internet)

De acordo com a lista geral contando exclusivamente o rock e somando vendas de discos, de faixas digitais e streamings tem Metallica em primeiro, seguido por Imagine Dragons, The Beatles, Linkin Park e Twenty One Pilots, respectivamente. Por mais incrível que possa parecer, bandas como Foo Fighters, U2 e Bon Jovi, ou seja, nomes que lotam estádios mundo afora, nem sequer aparecem no relatório.

Como não poderia ser diferente, Despacito foi a música mais tocada no planeta. Com 1,3 bilhões de audições em streaming, o hit imortalizado por Luis Fonsi e Daddy Yankee superou a audiência de Shape Of You, de Ed Sheeran, que chegou na honrosa marca de 999,6 milhões.

Controvérsia

A Nielsen contabiliza as vendas no mercado fonográfico norte-americano há 27 anos. Os dados são colhidos semanalmente e usados como principais indicadores das paradas musicais da Billboard, que elabora o ranking musical mais importante do mundo.

O que deixa uma dúvida no ar é o fato de que o relatório da empresa não separa o Hip-hop do R&B. Se categorizados de forma individual, os dois estilos apresentariam uma considerável queda em seus números.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK