Cifra Club

Por que tocar violão? Descubra 7 benefícios do aprendizado

Tocar um instrumento musical gera incontáveis benefícios para nossas vidas porque, além de ser uma atividade que desenvolve o intelecto, as horinhas semanais que investimos no estudo do violão fazem bem para a saúde física e realizam um verdadeiro detox na mente.

Tocar violão é uma atividade muito enriquecedora, tanto para o corpo quanto para a mente. Seja como hobby ou profissionalmente, tocar um instrumento musical beneficia o cérebro com bons estímulos, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento de habilidades motoras.

Saber como tocar violão passa por diversas etapas, desde a compra do seu instrumento, até aprender os primeiros acordes. E cada passo irá te cativar ainda mais a conhecer esse instrumento que encanta tantos ouvidos. Sendo assim, confira alguns motivos por que tocar violão!

Por que tocar violão? 7 motivos para você começar agora

Por ser um instrumento muito versátil, utilizado em diferentes estilos musicais, o violão pode estar associado a inúmeros objetivos. Sem mais delongas, descubra por que tocar violão!

1. Desenvolvimento da coordenação motora

Um dos motivos por que é bom tocar violão, destacamos o desenvolvimento da coordenação motora. Ao praticar, você terá de coordenar as ações das mãos esquerda e direita, e se for o caso, ainda cantar.

Além disso, para tocar, é preciso manter uma postura confortável para facilitar os movimentos, o que desenvolve também as habilidades motoras finas e grossas. 

As habilidades motoras finas serão usadas, por exemplo, para tocar notas, acordes com e sem pestanas, e fazer dedilhados.

Já as habilidades motoras grossas, englobam movimentos como: postura, resistência das mãos, braços e ombros, movimentos mais amplos dos braços, entre outros.

2. Socialização

Se você gosta de estar com amigos que curtem fazer um som, essa pode ser uma boa motivação para tocar violão!

Ou ainda, conhecer e se conectar com pessoas que compartilham essa mesma paixão pela música para trocar experiências. Afinal, sempre temos algo novo para aprender com alguém!

Participe de grupos musicais dentro e fora das redes sociais, ou quem sabe, procure integrar uma banda. E além de tudo isso, a música ainda pode te ajudar a aprimorar suas habilidades de trabalho em equipe!

3. Alívio do estresse

Sabia que, segundo estudos, tocar violão pode ajudar a aliviar o estresse?

A concentração para executar as notas e acordes, e os ritmos, ajudam a trabalhar o sistema cognitivo e distanciar as preocupações da rotina e promover relaxamento. Por isso, se engajar em aprender uma música, além de gratificante, também traz bem-estar!

A imersão na experiência musical ajuda a acalmar a mente e também o corpo, aliviando a tensão muscular e proporcionando momentos de descontração. Viu só como faz bem tocar violão?

4. Adquira novas habilidades

Dentre os benefícios de tocar um instrumento musical, podemos citar a possibilidade de adquirir novas habilidades! A disciplina, por exemplo, é essencial para desenvolver a prática, e sem ela, será bem mais difícil sair do lugar

No início, tocar violão pode parecer confuso, e é aí que entram em ação a paciência e a concentração para focar em cada detalhe!

E com os diversos estímulos, oriundos dos mais variados estilos musicais, é bem provável que sua criatividade fique mais aflorada! Afinal, é preciso ser criativo para conseguir aprender com os desafios musicais, não é mesmo?

5. Expressão artística

Tocar violão é um modo valioso de se expressar artisticamente. Através das notas, acordes e melodias, podemos exprimir e interpretar emoções. 

Assim como, por meio de canções autorais, é possível transmitir sentimentos e ideias, de modos que reflitam sua personalidade como artista.

Por isso, além da importância do violão no seu aprendizado musical, o instrumento pode também ser um meio de comunicação entre você e seu público!

Sendo assim, quanto mais dominar as técnicas, mais fácil será propagar suas mensagens com clareza.

6. Hobby

Aprender tocar violão sozinho é possível e pode se tornar um hobby super divertido. Já pensou conseguir tocar sua música preferida ou as faixas daquela banda que você admira?

Como já vimos, tocar violão possui diversos benefícios para saúde física e mental, e não impõe pré-requisitos, apenas a vontade de aprender!

Você pode aproveitar o canal do Cifra Club, no YouTube, para estudar e praticar suas músicas favoritas.

7. Profissão

Se você curte muito tocar violão e gostaria de fazer disso sua profissão, prepare-se para estudar muito até se tornar um músico profissional.

E sim, continuar praticando e aprimorando suas técnicas de forma contínua! Isso vale para todas as áreas e independe de onde irá atuar.

Algumas dicas para tocar violão como um mestre são: estude teoria musical, saiba técnicas avançadas, tenha um amplo e variado repertório, e esteja sempre antenado às tendências de sonoridades e à indústria musical.

Aprender com outros músicos, através de bandas, por exemplo, também pode ser muito proveitoso!

Aprenda com professores que são referência no ensino de música online

Se você vai começar do zero e quer adquirir conhecimentos avançados de forma definitiva, aprenda a tocar violão com o Cifra Club Academy

Conheça novos acordes, pestanas, como fazer solos e riffs, saiba como ler tablaturas, aproveite para ampliar seu repertório, e tenha muitas outras vantagens.

Essa é sua oportunidade de evoluir estudando de onde e quando quiser, com a garantia de qualidade Cifra Club!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK