Cifra Club

Música ajuda no tratamento contra hipertensão arterial, diz pesquisa

Que a música alivia o estresse e traz inúmeros benefícios para a saúde, ninguém nunca duvidou! Um estudo desenvolvido por universidades de dois continentes, entretanto, acaba de descobrir mais uma utilidade médica para a nossa companheira de todas as horas!

Música faz bem ao coração (Foto/Pexels)

Segundo a análise, a música aumenta a capacidade de absorção do remédio usado no tratamento de pessoas com pressão alta. A pesquisa foi conduzida em conjunto por pesquisadores da Faculdade de Juazeiro do Norte, da Faculdade de Medicina do ABC e da Oxford Brookes University, na Inglaterra.

Metodologia de pesquisa

A análise identificou os benefícios da eficácia da música em 37 pacientes que estavam em tratamento. O grupo de pessoas que participaram da pesquisa foram avaliadas durante dois dias. No primeiro, logo após ingerir a medicação, elas escutaram música durante uma hora. No segundo, os remédios eram administrados, mas nenhum som foi tocado. A partir daí, os pesquisadores conseguiram constatar uma relação entre a música e a hipertensão arterial, conforme afirma o professor coordenador do Departamento de Fonoaudiologia da Unesp, Vitor Engrácia Valenti.

“Nós concluímos que a música intensificou, em curto prazo, os efeitos benéficos do medicamento anti-hipertensivo sobre o coração”

Ao longo do experimento, os pacientes escutaram versões instrumentais das cantoras pop Adele e Enya. “Pensamos nessas músicas, pois ela são mais popularmente aceitas”, comentou Valenti. O grupo tem pesquisado os efeitos da música sobre o coração desde 2012. Nos experimentos anteriores, os cientistas usaram música erudita.

Músicas de Adele foram usadas durante o experimento (Foto/Pexels)

Para averiguar os efeitos da música nos pacientes submetidos ao estudo, os pesquisadores usaram o método da variabilidade da frequência cardíaca, que apresenta melhor precisão e mais sensibilidade para avaliar as alterações no coração. Entre os efeitos observados, a equipe constatou a desaceleração dos batimentos e a redução da pressão arterial.

Conclusão

Além de melhorar a qualidade nos resultados dos tratamentos em pacientes cardíacos ou hipertensos, Valenti acredita que a música pode se tornar uma importante aliada para prevenir o desenvolvimento da doença em pessoas com essa propensão.

A música pode ser associada com o medicamento para melhorar ainda mais a saúde dos pacientes, até preventivamente, quando a pessoa tem risco de desenvolver uma doença cardiorrespiratória

Com base em tudo que foi escrito acima, nós recomendamos: Pessoas que sofrem com hipertensão arterial devem incluir a música como uma das formas de tratamento. Por suas vezes, os propensos à doença devem usar a música como uma das formas de profilaxia.

 

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK