Cifra Club

Conheça 7 tipos de rock para tocar

Aumente seu repertório com nossa lista de músicas de vários tipos de rock!

Pink Floyd, Nirvana e Oasis são bandas de rock, mas, fora essa denominação, o que seu som têm em comum? Praticamente nada! Pensando nessa diversidade dentro do gênero, listamos alguns tipos de rock para tocar no violão e na guitarra.

Além disso, você vai conferir algumas características do rock e seus diferentes subgêneros. Então, bora aprender algumas músicas de diversos estilos de rock para tocar?

7 tipos de rock para tocar no violão ou na guitarra

Você já se perguntou quais são os tipos de rock e quantos dos seus subgêneros existem? Ao longo da história, muitas vertentes do rock foram surgindo, algumas com várias ramificações.

Devido a imensa quantidade de variações desse gênero, selecionamos sete subgêneros do rock em nossa lista. Vem com a gente!

1. Rockabilly

Esse é o gênero pelo qual ficaram conhecidos os pioneiros do rock, como Chuck Berry, Elvis Presley, Little Richard e Carl Perkins.

Na maioria das vezes, o rockabilly tem sua estrutura harmônica formada por 3 acordes: I, IV e V graus, como uma influência do blues. Por esse mesmo motivo, encontramos também muitas escalas pentatônicas e escala blues em sua estrutura.

Outra característica do rockabilly é a ausência de uma instrumentação definida. Dessa forma, o piano prevalece nas músicas de Jerry Lee Lewis assim como a guitarra, no som de Chuck Berry e Elvis Presley, existindo ainda uma forte predominância do saxofone nos solos.

Você pode aprender a tocar Jailhouse Rock, do Elvis, um dos maiores clássicos do gênero.

2. Rock Progressivo

O rock progressivo é um dos tipos de rock para tocar mais complexos que existem, por ter músicas de longa duração, sendo um estilo mais indicado para músicos que estejam no nível avançado.

Os sintetizadores e o órgão hammond falam de igual para igual com as guitarras, se encontrando presentes nos arranjos. O Pink Floyd é um grande representante do gênero, em especial, o álbum The Dark Side of The Moon.

A música Time mostra bem os elementos do rock progressivo, sendo uma boa opção para você aprender a tocar.

3. Hard Rock

Caracterizado por riffs de guitarra pesados e marcantes, além do uso de escalas pentatônicas e a escala blues, o hard rock é um estilo que revelou uma geração de grandes guitarristas, como Angus Young, Jimmy Page e Slash.

Seus solos costumam utilizar técnicas como hammer on, pull off, bend, slide e até mesmo passagens rápidas. Enquanto isso, os riffs apresentam digitações complexas, exigindo mais dedicação ao praticá-los. Já as suas bases tendem a utilizar muito os power-chords, que são mais fáceis de executar.

Apesar de ter surgido há mais de 50 anos, o hard rock exerce forte influência em bandas de rock atuais como o Maneskin.

Um grande sucesso do gênero – com um riff que marcou gerações e um solo de guitarra de muito bom gosto – é a música Smoke On The Water, do Deep Purple.

4. Grunge

Surgido em Seattle, no fim dos anos 80, o grunge dominou a cena do hard rock e glam – que estavam em alta no mainstream da época e eram representadas por bandas como Bon Jovi, Whitesnake e Aerosmith.

Esse estilo possui bastante influência do heavy metal e do punk rock – tanto no peso e simplicidade dos arranjos, quanto na estética despojada –, tendo como foco principal se expressar ao invés de mostrar um virtuosismo exacerbado nos instrumentos.

Com toda a certeza, o maior expoente desse gênero é o Nirvana, e Come As You Are um de seus maiores sucessos.

5. Heavy Metal

O heavy metal se caracteriza pelo som pesado, agressivo, soturno e rápido, sendo um dos tipos de rock com mais vertentes.

Vale ressaltar que qualquer ramificação do heavy metal exige um apuro técnico muito alto, tanto para tocar seus solos cheios de técnicas, como as bases com downpicking.

Uma das músicas que representam o heavy metal tradicional é Breaking The Law, do Judas Priest.

6. Pop Rock

Por possuir um apelo mais acessível, o pop rock busca explorar sonoridades mais básicas, com estruturas harmônicas e melodias simples, sem muita firula e virtuosismo.

Com fortes influências do punk e do reggae, o rock brasileiro na década de 1980 revelou diversas bandas que se tornaram icônicas e alcançaram uma grande exposição midiática, podendo ser inseridas nessa categoria.

Um dos maiores nomes do gênero no Brasil é, sem sombra de dúvida, a banda Legião Urbana, tendo Que País É Esse como um dos seus grandes sucessos.

7. Brit-pop

O rock internacional dos anos 90 se caracterizou por uma forte onda revivalista, principalmente na Inglaterra. Assim, o brit-pop foi marcado por várias bandas fazendo um revival do rock inglês dos anos 60, do glitter rock, do punk e do indie dos anos 80.

Ele também é um dos subgêneros que prefere a expressividade do que o virtuosismo. A música mais famosa desse estilo com certeza é Wonderwall, do Oasis.

Aprenda a tocar clássicos do pop rock nacional

Agora que você já conhece diferentes tipos de rock para tocar, você pode aumentar seu repertório. Então, que tal começar com os clássicos do pop rock nacional?

Esse é um estilo excelente para iniciantes e cheio de sucessos que vão animar suas rodas de violão. Nos vemos por lá!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK