Cifra Club

“Roubaram meu instrumento, e agora?” Saiba como lidar com a situação

Perdeu seu instrumento musical para um ladrão? Saiba como se proteger com 10 dicas essenciais!

O roubo de instrumentos musicais é um dos pesadelos mais temidos na vida dos músicos. Além do prejuízo material, a perda de uma ferramenta de trabalho (ou mesmo lazer) causa danos pessoais. Isso porque há laços emocionais que fazem com que um instrumento seja parte da história de seu dono.

Guitarra preta apoiada no chão, ao lado de um cabo e um amplificador
Roubo de instrumentos e equipamentos musicais é um crime cada vez mais comum (Foto: Reprodução/Freepik)

Nos últimos tempos, testemunhamos várias situações envolvendo roubos de instrumentos. Em janeiro de 2018, por exemplo, o carro que transportava o equipamento de show de Caetano Veloso foi roubado na região de Itacaré, na Bahia.

Por sua vez, no Carnaval daquele mesmo ano, a banda Capital Inicial só escapou de um assalto porque os ladrões perceberam que não conseguiriam carregar a parafernália. No caso de Caetano, felizmente, os equipamentos foram recuperados.

10 dicas para lidar com roubo de instrumentos musicais

O Cifra Club não quer que você seja vítima de criminosos. Sabemos de sua luta diária para investir nos equipamentos e ter em mãos o instrumento musical dos sonhos.

Por isso, listamos algumas dicas preciosas para que você evite ter que lidar com o implacável mercado de instrumentos roubados.

Confira:

1. Não compre instrumentos roubados

De acordo com o Artigo 180 do Código Penal Brasileiro, aquisição de objetos roubados é crime, com pena que pode variar de um a quatro anos de prisão, além de multa.

Logo, se você não quer ir pro xadrez e nem ser uma pessoa “ficha suja”, simplesmente não compre o que você sabe que é roubado.

2. Exija nota fiscal

Se for comprar instrumentos musicais em lojas, não deixe de exigir a nota fiscal. Além de confirmar a procedência do produto, o documento também é importante até para uma posterior revenda.

3. Desconfie de bons instrumentos a preço baixo

Já ouviu falar que “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Como a sabedoria popular nunca erra, sempre suspeite de preços muito abaixo do mercado, sobretudo quando for comprar instrumentos usados de terceiros.

4. Tire fotos de seus instrumentos

Tire muitas fotos (de vários ângulos possíveis) do seu instrumento e liste todas as características do equipamento (adesivos, marcas de uso, etc.).

Isso porque, em casos de roubos de instrumentos musicais, informações sobre características únicas dos equipamentos são ferramentas que podem facilitar os trabalhos de investigação.

5. Guarde as informações de fábrica

Memorize e/ou deixe guardados em algum lugar acessível o número de série, a marca e o modelo de todo o seu equipamento. Esta trinca de informações pode ajudar, e muito, na recuperação de um equipamento roubado.

Aliás, lembra do item anterior da nossa lista? Pois então, não se esqueça de tirar fotos do número de série do instrumento.

6. Cuide e guarde o seu equipamento com carinho

Mantenha sempre o instrumento com você por perto. Evite, por exemplo, deixar a guitarra/violão/baixo no carro, ou então expostos sem case ou bag.

Além disso, em shows e ensaios, procure guardar seu equipamento de forma segura. Ademais, não deixe ele longe de você ou de alguém de confiança por muito tempo.

Por fim, saia de casa somente com o necessário. Nesse sentido, não é preciso se arriscar com exposições desnecessárias de instrumentos musicais na rua.


7. Faça B.O.

Se você for vítima de roubo de instrumentos musicais, comunique imediatamente à polícia e registre um boletim de ocorrência.

Lembra das dicas 4 e 5? Pois é: elas podem ajudar na recuperação! Compartilhe as imagens, as descrições técnicas e pelo menos alguma forma de contato para qualquer informação sobre o paradeiro do equipamento roubado.

8. Não tente resolver o caso sozinho

Ao saber de qualquer informação sobre o paradeiro do seu instrumento, comunique à polícia. Não tente solucionar a situação sozinho!

Além de criar mais chances para aumentar o seu prejuízo, o ato de “fazer justiça com as próprias mãos” pode colocar sua integridade física em risco.

9. Não seja omisso

Se você tem informações sobre algum instrumento musical roubado, não hesite em fazer uma denúncia. Isso pode ajudar alguém a recuperar algo obtido com muito suor.

Portanto, chame a “empatia” para o palco da vida, isto é, se coloque no lugar de uma vítima de roubo. Pensa só: você também não gostaria que alguém denunciasse por você?

10. Faça um seguro de instrumentos musicais

Por fim, estamos falando não de um “gasto”, mas sim de um ótimo investimento. Nesse sentido, a melhor opção para contratar um seguro é procurar por profissionais sérios e qualificados.

Para isso, nós temos uma dica especialíssima: contrate a SIM, o Seguro de Instrumentos Musicais! Com qualidade garantida pela Bradesco Seguros, a mais nova parceira do Cifra Club te dará proteção extra para seu equipamento.

Dessa forma, a SIM oferece cobertura nacional cobre situações de roubo, furto qualificado, danos materiais e danos elétricos. Para completar, não há valor mínimo do instrumento para realizar a contratação do seguro.

Ou seja, não perca tempo e faça uma cotação com o Seguro de Instrumentos Musicais agora mesmo!

Gustavo Fofão relata sua experiência de quando teve equipamentos musicais roubados

Quem também faz parte da triste e imensa estatística de roubo de instrumentos musicais é o artista mineiro Gustavo Fofão, músico e instrutor do Cifra Club.

Em meados de 2017, bandidos quebraram o vidro do carro de Fofão e roubaram mais de R$ 6 mil em equipamentos.

Entre outros itens, os ladrões levaram um preamp Lr Baggs Venue para violão, um microfone profissional da Tc Helicon, um pedal Bodyrez para violão e uma interface de áudio M-audio Fast Track.

Gustavo Fofão tocando violão à noite
Fofão não conseguiu recuperar instrumentos roubados (Foto: Divulgação)

O roubo levou a Gustavo Fofão prejuízos materiais e emocionais. O músico revelou ter recebido fotos dos equipamentos, mas não teve sucesso no resgate dos equipamentos.

Ainda de acordo com ele, as informações sobre o paradeiro dos equipamentos foram inconclusivas e incompletas.

Eu soube que parte dos equipamentos estava sendo vendida em uma das favelas do aglomerado da Serra, região Sul de BH. Estavam pedindo 300 reais! Eu até tentei comprar de volta os itens roubados, mas não consegui. Quem circulou as fotos nos grupos de WhatsApp, infelizmente, não se sentiu seguro para me informar a localização dos instrumentos roubados.


Viu só como a situação de roubo e furto de equipamentos é extremamente delicada e exige os sinais de alerta frequentemente ligados?

Nesse sentido, reforçamos aqui o convite para você contratar o Seguro de Instrumentos Musicais, da SIM Seguros! Assim, você garantirá proteção extra ao seu equipamento e terá as melhores condições de recuperar o que perdeu em eventuais assaltos.

Pronto para parar de sofrer com roubo de instrumentos musicais?

Parceria entre Cifra Club e o Seguro de Instrumentos Musicais da SIM Seguros
Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK