Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      O “lado pop da força”: confira as influências de Star Wars na música

      4 de maio de 2018 9:43 Por Gustavo Morais

      “May the Fourth be with you” (Imagem/Divulgação)

      Se você é fã da saga Star Wars, o 4 de maio não simplesmente mais um dia na vida! Seja lá qual for o seu lado da força, hoje é uma data especial!

      Tudo isso porque uma das citações onipresentes na franquia é “Que a Força esteja com você”. Em inglês, idioma original da obra, a citação é “May the Force be with you”. Desta forma, sempre foi muito comum que os fãs da série fizessem um trocadilho com esta frase, dizendo “May the Fourth be with you” — algo como “Que o 4 de maio esteja com você”.

      E já que o 4 de maio está com todos nós, nada mais justo do que a gente curtir cinco músicas inspiradas em Star Wars. Vamos lá?

      1. “Weird Al” Yankovi – Yoda

      Lançada no terceiro álbum de “Weird Al” Yankovic, “Dare to Be Stupid”, de 1985, a música “Yoda” é digna de culto! Logo de cara, percebe-se que a canção foi inspirada em dos personagens mais amados da saga Star Wars e em algumas cenas do filme “Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca”, de 1980.

      2. “Stay Wide Awake” – Eminem

      O polêmico rapper americano não poderia deixar passar em branco a oportunidade de homenagear um de seus filmes favoritos! Na faixa “Stay Wide Awake”, do disco “Relapse”, de 2009, o artista nos convida a mergulhar com ele no “lado escuro da força”. E aí? Vai encarar?

      3. “A New Hope” – Blink 182

      No disco “Dude Ranch”, de 1997, o trio californiano lançou a música “A New Hope”. Inspirada no filme “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”, a canção apresenta referências ao planeta Tatooine, ao personagem Lando e ao lar dos Ewoks. A cereja no bolo, no entanto, é o verso que cita uma desesperada busca pela Princesa Leia!

      4. “Use the Force” – Jamiroquai

      Os caras do Jamiroquai também são fãs da saga de George Lucas! Em seu terceiro álbum, “Travelling Without Moving”, de 1996, a banda britânica lançou uma música cujo título já resume tudo: “use a força”!

      5. “These Aren’t the Droids You’re Looking For” – QOTSA

      No primeiro filme da saga, lançado em 1977, Obi Wan Kenobi hipnotiza soldados imperiais que estão procurando pelos simpáticos R2D2 e C3PO, e declara: “estes não são os androides que estão procurando”. A cena inspirou a faixa instrumental que a banda Queens Of The Stone Age lançou no EP “QOTSA/Beaver” Split EP.

      Bônus

      “Bicycle Race” – Queen

      Presente no disco “Jazz”, de 1978, a música “Bicycle Race” apresenta palavras que desapontam qualquer lado da força! Em um determinado verso, o lendário Freddie Mercury canta que não gosta de Star Wars. Como assim!? Ok, Mercury! A força te perdoa e está contigo!