Cifra Club

5 instrumentos musicais fascinantes e feitos com objetos comuns

Já parou para pensar que é possível fazer música com qualquer objeto? Com um pouco de improviso e criatividade, muitas coisas ao nosso redor podem virar instrumentos musicais.

Paisagem natural possibilitou a criação do “Sea Organ of Zadar” (Foto/Divulgação)

Pensando nesta realidade, nós listamos aqui cinco objetos presentes no cotidiano que serviram de matéria-prima para a criação de instrumentos. Se divirta e se surpreenda com essas boas inspirações!

1. Instrumento de corda com latas e ferramentas agrícolas

Natural de Nashville, o músico Justin Johnson é um redneck de primeira grandeza! Podemos dizer que ele é um “gambiarreiro” genial!

Basicamente, tudo que cai na mão dele vira instrumento musical. Entre outras coisas, Justin já inventou instrumentos usando latas e ferramentas agrícolas.

2. Instrumento de sopro

Com um objeto de sinalização, um artista de rua conseguiu improvisar um incrível instrumento de sopro! É a prova de que criatividade e música podem fazer grandes coisas.

3. Órgão com sons do mar

Construído à beira do Mar Adriático, em Zadar, na Croácia, este instrumento é o primeiro órgão marítimo do mundo. A música que sai do órgão é feita a partir dos tons diatônicos.

E quem é o músico? a natureza, por meio do vento e das ondas do mar! Para quem gosta de música new age, o Sea Organ of Zadar é um equipamento ideal!

4. A casa sinfônica

Já pensou em morar dentro de seu instrumento musical? Sim, é possível! Localizada no norte do Lago Michigan, a casa Wege é uma criação do arquiteto David Hanawalt e do artista de instalações sônicas Bill Close.

Construída como uma espécie de harpa bizantina, as cordas pairam ao longo das paredes e pelos corredores, permitindo que quem estiver por ali faça um som de forma aleatória.

5. Cerca musical

O violinista e artista australiano Jon Rose teve a ideia de transformar cercas de arame farpado em violino.

Para tanto, ele usou apenas sua criatividade e um arco de violino com resina.

A invenção rudimentar de Jon Rose despertou a sensibilidade do Kronos Quartet, grupo de cordas norte-americano, que fez uma apresentação baseada na invenção de Rose.

Confira outros tipos de instrumento

Agora que você descobriu que dá para fazer música com objetos comuns, que tal conferir também outros tipos de instrumentos musicais?

Explore a diversidade musical e encontre o melhor instrumento para você tocar!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK