Cifra Club

5 músicas com baixo marcante pra você aprender a tocar hoje!

O baixo é um instrumento de extrema importância, sobretudo para a música popular. Se começarmos a listar os baixistas lendários, dificilmente conseguiremos concluir o trampo [Leland Sklar, Geddy Lee, Larry Graham, Jaco Pastorius e vários outros mandam lembranças ;)].

Ah, esse gigante de quatro cordas (Foto/Pexels)

Porém, todavia, contudo, nós podemos indicar algumas músicas que vão te ajudar no desenvolvimento de seus estudos. Prepare os graves e se ligue no papo reto que o Naldão tem pra você!

1. Um toque de mestre

Apesar de ser multi-instrumentista, Sir Paul McCartney é bastante conhecido por empunhar um baixo estilo Hofner. Como baixista, uma das grandes contribuições de Paul é a atemporal “Come Togheter”, clássico dos tempos de Beatles.

2. A hipnose

Além de ter um dos melhores refrões da história, “Livin’ On A Prayer”, do Bon Jovi é uma música 100% hipnótica. Essa persuasão toda acontece por causa da batida, que tem uma linha de baixo milimetricamente construída para fisgar ouvidos.

3. A perpetuação do groove

Na história recente da cultura pop, o hit “Get Lucky”, Daft Punk, é a música responsável por introduzir o groove nas mentes e corações do público jovem.

4. Virtuosismo em alta

O Red Hot é uma das bandas mais importantes e longevas de sua geração. Parte da importância do quarteto está nas quatro cordas de Flea. A faixa “Dark Necessities” é uma ótima “porta de entrada” para quem deseja estudar as técnicas de um dos baixistas mais carismáticos e talentosos do rock.

5. Pra dançar com corpo e mente

Além do discurso de conscientização imortalizado nas letras, o reggae tem uma batida contagiante! Apesar de parecer simples, o ritmo jamaicano requer bastante feeling. A bordo do clássico “Get Up Stand Up”, a música de Bob Marley pode te ajudar a aprimorar esse fundamento.

E se você quiser aprimorar sua técnica ainda mais, não deixe de se ligar na seleção de videoaulas que preparamos pra você:

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK