Cifra Club

“Dupla de ouro” assina trilha dos jogos da Copa 2018; saiba mais

Copa do Mundo tem trilha de ouro (Foto/Divulgação)

Se você está acompanhando os jogos da Copa do Mundo 2018, certamente já observou que a entrada das seleções em campo tem uma trilha sonora bem bacana. Estamos falando do tema “Living Football”, parceria entre os conceituados compositores Hans Zimmer e Lorne Balfe.

A escolha da faixa instrumental faz parte de outras inovações no programa de entretenimento esportivo que também incluem músicas de ambas as equipes antes do início das partidas, comentaristas nos respectivos idiomas, grandes bandeiras em campo, além de uma explicação detalhada e ao vivo sobre possíveis incidentes.

Jogadores entram em campo com um “musicão” (Foto/Divulgação)

A FIFA está extremamente satisfeita com a forma como o público vem recebendo essas mudanças e continuará a buscar iniciativas com o objetivo de oferecer aos espectadores uma atmosfera divertida nos estádios da Copa do Mundo.

Dê o play e confira o resultado:

Sobre os compositores do tema

“Living Football” é fruto de uma colaboração entre o alemão Hans Zimmer e o britânico Lorne Balfe. Os aclamados compositores são conhecidos por emplacar algumas das trilhas mais bem conceituadas da história do cinema.

Hans Zimmer, o mago das trilhas (Foto/Divulgação)

Com 36 anos de estrada, Hans Zimmer  possui mais de 110 prêmios e 178 indicações na carreira. Segundo o site IMDB, Zimmer é o segundo compositor de trilha sonoras para filmes mais premiado da história, ficando atrás apenas de John Williams, que possui 112 prêmios e 231 indicações.

Hans Zimmer abraçou a carreira musical como músico de apoio das bandas Krakatoa e The Buggles. Nos Buggles, ele trabalhou com os músicos Trevor Horn e Geoff Downes. Na década de 80, durante a febre new wave, Zimmer colaborou com as bandas Krisma, Mecano, UltravoxThe Damned.

Dê o play e confira um jovem Zimmer comandando a tecladeira:

Ainda nos anos 80, Hans começou a trabalhar com trilha para cinema. O primeiro grande reconhecimento veio com o tema do filme “Rain Man”, de 1988, pelo qual foi indicado ao Oscar. De lá pra cá, o compositor alemão emplacou trilhas em filmes consagrados, como “Piratas do Caribe”, “Interstellar”, “O Rei Leão” e vários outros. Zimmer também colaborou na composição da trilha sonora dos jogos “Crysis 2”, “Guild Wars 2”“Beyond: Two Souls” e “Call of Duty: Modern Warfare” 2 – um dos muitos trabalhos assinados com o britânico Lorne Balfe.

Se fossem jogadores, Hans e Balfe formariam “a dupla de ataque dos sonhos” (Foto/Divulgação)

Quase 20 anos mais jovem do que Hans Zimmer, Balfe é um dos parceiros do compositor alemão no estúdio de trilhas “Remote Control Productions”. Por lá, a dupla desenvolveu trabalhos para jogos e filmes, com destaque para “Sherlock Holmes”, “Megamente”e “O Dilema”.

Além dos trabalhos na “Remote Control Productions”, Lorne Balfe é conhecido por assinar as trilhas das produções “Missão Impossível- Efeito Fallout”, “Home” e “Os Pinguins de Madagascar”.

Se o nível do futebol apresentado na Copa 2018 está aquém do esperado, ao menos a trilha sonora “bate um bolão”, hein?!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK