Cifra Club

Conheça o aparelho que muda os rumos do formato digital de áudio

Se você é ligado em tecnologia, mas não abre mão da honestidade sonora que a forma analógica proporciona, uma equipe de desenvolvedores e músicos russos criou um produto que atende aos seus anseios. Trata-se do Qoobi, um aparelho sem fio que converte música digital, a partir de um smartphone, para um formato analógico. O dispositivo tem o formato de um cubo de alumínio anodizado, com luzes de LED interativas que serão controladas por meio de um aplicativo, que ainda está na fase de desenvolvimento.

Aparelho foi desenvolvido por russos (Reprodução/Site Oficial)

O aparelho combina um receptor de Bluetooth 5.0 e um conversor de digital para formato analógico de alta precisão. Carinhosamente, a invenção é chamada por seus desenvolvedores de “ponte de som”, pois “é como uma ponte sobre o profundo abismo que separa seu Smartphone e o mundo do som de alta qualidade”. Segundo Serguêi Avdeev, produtor musical e um dos fundadores da startup criadora do Qoobi, o aparelho “oferece um som ‘vivo’. Para conseguir esse resultado, o dispositivo processa o áudio digital de modo que a música soe como se viesse de um estúdio profissional”.

Qoobi transforma uma sala de som em um estúdio profissional (Reprodução/Site Oficial)

De acordo com o site “Russia Beyond”, a invenção foi apresentada pela primeira vez durante a feira “Consumer Eletronics Show 2018 (CES 2018)”, em Las Vegas. O produtor Hank Shocklee e a lenda Stevie Wonder estiveram entre as primeiras pessoas que experimentaram a alta qualidade do som proveniente do aparelho.

Tecnologia Soviética a bordo

O segredo para um som de mais qualidade [ou “mais quente”, como dizem os desenvolvedores] é o uso de tubos de vácuo inventados na extinta União Soviética. “Estes tubos de vácuo ainda são produzidos na cidade de Saratov, situada na região do rio Volga, 835 km a sudeste de Moscou, e usados na maior parte dos equipamentos profissionais de áudio na Europa, Estados Unidos e Ásia”, disse Serguêi Avdeev.

O charme dos tais tubos de vácuo soviéticos também fazem parte do design do Qoobi, pois é possível vê-los através de um prisma de vidro. O design do aparelho ganhou o prestigiado prêmio internacional A’ Design Award and Competition.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK