Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Dia do Orgulho LGBT: 5 músicas de rock que abordam a causa

      28 de junho de 2019 9:05 Por Gustavo Morais
      Dia do Orgulho LGBT, uma data que representa cidadania

      O Dia do Orgulho LGBT é uma ótima oportunidade para exercer a empatia (Imagem/Pexels)

      Hoje, 28 de junho, é o Dia do Orgulho LGBT. Mundialmente celebrada, esta data é um dos marcos do exercício da cidadania, da liberdade de expressão, e da luta contra as mais variadas forma de preconceito.

      O assunto do texto de hoje gira em torno das músicas de rock que abordam a causa. Além disso, também iremos contar a história e as motivações do Dia do Orgulho LGBT.

      Por que 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT?

      Celebrada mundialmente, esta data marca um triste episódio ocorrido na cidade de Nova Iorque, em 28 de junho de 1969. Por volta de 1h20 da manhã daquele dia, o oficial Seymour Pine, um dos mandatários da Divisão de Moral Pública, junto de outros guardas disfarçados, invadiu o Stonewall Inn, bar frequentado pela comunidade LGBT. Sob a alegação de “conduta imoral”, as autoridades prenderam vários clientes.

      Naqueles tempos, as batidas policiais em ambientes da comunidade eram bastante frequentes. Naquele fatídico dia, no entanto, a situação fugiu do controle das autoridades. Como o transporte dos presos para a delegacia demorou para acontecer, uma multidão de simpatizantes começou a se formar no lado de fora do local. Com o passar do tempo, o número de pessoas aumentou e isolou a força policial dentro do bar. Segundo estimativas, os tiras ficaram mais de 45 minutos cercados, temendo represálias.

      Orgulho LGBT - love is Love

      O mundo seria bem melhor sem a existência de qualquer forma de preconceito (Imagem/freepik)

      Uma mulher algemada foi escoltada para fora do bar, mas conseguiu se soltar e começou a incitar o público. Após uma rápida troca de insultos, o protesto contra a LGBTfobia policial se tornou violento, com confronto direto entre as partes envolvidas. Para conter a animosidade e ajudar os oficiais sitiados, a Força de Polícia Tática de Nova Iorque foi convocada. A multidão só foi totalmente dispersada às 4h. Porém, no dia seguinte, outras manifestações tomaram conta do local – e se espalharam por outros pontos da cidade.

      Primeira Parada LGBT aconteceu em Nova Iorque, no ano de 1970

      Primeira Parada LGBT aconteceu na cidade de Nova Iorque, em 1970 (Foto/Internet)

      No ano seguinte, os eventos que ocorreram no Stonewall Inn motivaram a realização da 1ª Parada do orgulho LGBT. Desde então, as Paradas se tornaram um importante evento pela luta por direitos civis das minorias LGBT e foram adotadas em outros pontos do mundo.

      Músicas de rock que abordam a causa LGBT

      Agora que a questão da data ficou esclarecida, chegou a hora de falarmos sobre músicas que abordar a causa LGBT. Além de clássicos do pop, as músicas Freedom, de George Michael; I Will Survive, de Gloria Gaynor; e YMCA, do Village People são reconhecidas como hinos da causa LGBT. Mas o que pouco se comenta por aí, no entanto, é a existência de alguns rocks que abordam a temática sob uma perspectiva menos romântica e mais obscura.

      28 de junho: Dia do orgulho LGBT

      Toda forma de amor deve ser considerada justa (Foto/Pexels)

      Pensando nesta realidade, listamos 5 músicas de rock que abraçam a causa LGBT. Pode ser que por um rude deslize da vida, você não tinha percebido a real do contexto da letra. Prepare seus fonos de ouvido e vem com a gente ;)

      1. When The Whip Comes Down – Rolling Stones

      Lançada no disco Some Girls, de 1978, a música When The Whip Comes Down é uma das mais densas da longeva carreira dos Stones. Sustentada por um rock vigoroso, a letra da canção narra a luta de um homossexual contra as formas de preconceito.

      2. Coming Clean – Green Day

      Imortalizada no álbum Dookie, de 1994, Coming Clean é uma das porradas sonoras mais sinceronas do Green Day. Escrita em tons autobiográficos, a letra da música fala sobre a bissexualidade que o vocalista e guitarrista Billie Joe Amrstrong descobriu na adolescência.

      3. Bobby Brown – Frank Zappa

      Presente no disco Sheik Yerbouti, de 1979, a faixa Bobby Brown apresenta um arranjo que é dos “menos pauleiras” dentro da extensa obra de Frank Zappa. Em contrapartida, com a ironia típica de Zappa, a letra conta a história de um aluno rico, promissor e popular que se torna um homossexual deprimido.

      4. Nobody’s Hero – Rush

      Terceiro single do álbum Counterparts, que o trio Rush lançou em 1993, a dramática Nobody’s Hero fala sobre pessoas que morreram, mas não receberam a devida atenção. Uma das situações presentes na música é homossexualidade de homem chamado Ellis, amigo do baterista Neil Peart.

      5. This Charming Man – The Smiths

      Em 1983, os Smiths lançaram o single This Charming Man. A canção narra a história de um jovem que, num dia qualquer, conhece um homem mais velho e passa a nutrir interesse por ele. Com as tradicionais e ácidas metáforas de Morrissey, a letra da canção também coloca o personagem principal em confronto com a orientação sexual.

      E se você quer curtir mais músicas que abraçam a causa LGBT, não deixe de conferir a playlist “O Amor Vence” que a galera do site Letras.mus.br preparou! As canções foram selecionadas com todo carinho do mundo!