Cifra Club

Eddie lança guitarras em comemoração aos 40 anos do disco “Van Halen”

Enquanto músicas novas e turnês do Van Halen não passam de um lindo sonho de fã, nada muda no playground de Eddie Van Halen. Nesta semana, o guitar hero anunciou o lançamento de três guitarras de sua linha “Eruption”. Os instrumentos em questão são as edições “’78 Eruption Relic”, “’78 Eruption” e “Super ’78”.

Uma das apresentações acrobáticas de EVH (Foto/Site Oficial)

Voltando quatro décadas na esteira do tempo, nós chegamos em 1978. Em meio ao “estrago” causado pelo punk, o VH lançava seu homônimo disco de estreia. Na capa do álbum, Eddie ergue a guitarra preta e branca para a câmara, como se estivesse assumindo uma pose profética. E ele estava certo: o disco mudou os rumos do hard rock e influenciou quase todos os guitarristas que vieram depois.

O disco que mudou o hard rock (Foto/Site Oficial)

De volta a 2018, nos deparamos com um longo histórico de fãs tentando fazer réplicas da lendária guitarra. Entendo o lado de seus súditos, Eddie reafirma o caráter especial do instrumento e revela que vai acabar com o problema das imitações. Os novos modelos, no entanto, são limitados e não devem custar pouca grana. Todas elas incluem corpo em ash e captação “EVH Frankenstein Humbucker” na ponte, entre outros elementos. Prepare os bolsos e se ligue no que está a caminho, amigo leitor!

Réplicas foram criadas a partir do modelo original (Foto/Site Oficial)

A “Super ’78” tem produção limitada a apenas oito exemplares. Ela terá todas as especificações do modelo original, incluindo o corpo em ash; escala em maple, com o raio de 12″; os 21 trastes jumbo descaídos; e o escudo recortado manualmente. Para homenagear essa época, EVH recriou o estojo original e o equipou com a réplica de vários acessórios que usou na década de 70, como palhetas “tortoiseshell picks”, a correia corrente e a lata de óleo “3-in-One”. Além disso, há um livro de colecionador, o passe de backstage e vários artigos autografados, entre os quais o certificado de autenticidade, uma foto de show, o vinil homenageado e um raríssimo vinil vermelho original de “Looney Tunes Merrie Melodies”, do Van Halen.

“Super ’78” (Foto/Site Oficial)

Para acrescentar o valor colecionável, Eddie Van Halen tocou “Eruption” em cada uma das guitarras e autografou a face posterior do headstock – tudo filmado num vídeo, para a posteridade, que será enviado aos compradores.

“’78 Eruption Relic” (Foto/Site Oficial)

A “’78 Eruption Relic”, por sua vez, será limitada a 30 unidades e foi milimetricamente recriada a partir do modelo original. O estojo recebeu o mesmo tratamento da “Super ’78” e possui os mesmos acessórios e artigos, com exceção da cópia original do vinil “Looney Tunes Merrie Melodies”. Estes modelos não foram tocados por Eddie antes de serem embalados.

Por sua vez, a “’78 Eruption” terá 40 peças no mercado. Trata-se de uma réplica da condição em que a guitarra original se encontrava antes de ser iniciada a primeira turnê do Van Halen. Possui as especificações dos outros dois modelos.

“’78 Eruption” (Foto/Site Oficial)

O estojo é igual ao que acompanha os modelos “Super ’78”  e “’78 Eruption Relic”, mas não apresenta o tratamento para simular o desgaste da tour. Possui os mesmo acessórios e artigos do modelo “’78 Eruption Relic”.

Ainda não há data para o início das vendas das guitarras. Mais informações, você consegue no site EVH Gear.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK