Cifra Club

Dicas de carreira: 5 coisas que os músicos querem que você saiba

Músico faz uma performance eletrizante ao vivo

Por um mundo com mais respeito aos músicos (Foto/Pexels)

Dentre as coisas boas da vida, a arte de tocar um instrumento musical é uma das mais fascinantes. Ser músico [seja lá qual for o instrumento que você toca – sem bullying com o baixista da banda, hein ;)] é uma dádiva!

Mas como nem tudo são flores, a carreira não é fácil. Entre uma palheta perdida e outra, o artista acaba tendo que encarar situações chatas, constrangedoras e desnecessárias. Por essas e outros, listei 5 coisas que todo músico quer que você saiba.

Se liga só no papo reto!

1. Cuidado com os conselhos

Nem todo músico está interessado em participar de concursos. Alguns, simplesmente, se dão ao direito de não “botar fé” nas coisas que passam na TV. Por isso, evite aconselhar seu amigo músico a “ir pro The Voice” ou qualquer outra coisa que o valha.

Músico toca violão no banco de uma praça

Qual é o problema em ser artista de rua? (Foto/Pexels)

Também é interessante respeitar e apoiar as escolhas! Por isso, nada de perguntar “qualé o seu plano B, caso a música der errado?”. Ah, e nunca, mas nunca mesmo [e vai faltar nunca], pergunte a um músico qual é o emprego dele de verdade. Esse questionamento destrói a autoestima de qualquer músico.

2. Sem essa de “toca Raul”

Que o saudoso Raul Seixas deixou um legado impagável no cancioneiro brasileiro, todo mundo já sabe. Sendo assim, dificilmente as músicas dele ficarão de fora do repertório de quem “toca na noite”. Por isso, pra que gritar “TOCA RAUL!” nos shows que você curte aí na sua cidade? Isso [a famigerada inovação do repertório do Raulzito] já perdeu a graça há alguns bons anos, cara.

3. Respeite o espaço

Em alguns casos, o artista não tem um palco disponível para fazer o seu trabalho e fica “cara a cara” com público. Alguns engraçadinhos da plateia, sobretudo a galera que tomou umas e outras a mais, se acham no direito de pegar o instrumento musical e tentar fazer o som.

Instrumentos musicais esperam o músico subir ao palco

Se ver um violão no palco, não faça questão de mostrar suas habilidades (Foto/Pexels)

Além de falta de edução, tal situação é uma baita duma falta de respeito. Ainda que o músico seja seu amigo, nada te dá o direito de meter a mão no instrumento e querer fazer um show.

4. Paguem os músicos

Se você defende seu ganha pão dando aula de matemática na vizinhança, dirigindo um Uber ou capinando lotes, nem passa pela sua cabeça trabalhar em troca de “visibilidade”. Por isso, o músico profissional não merece receber propostas indecorosas como, por exemplo, “não posso pagar cachê, mas você vai mostrar seu trabalho pra um monte de gente” ou “você toca umas músicas e depois pode comer e beber o que quiser no bar”.

Se você é contratante, não deixe de pagar os músicos de forma digna e respeitosa. Assim como você e eu, o músico também encara uma luta diária pela sobrevivência.

5. “Sai fora, olho gordo”

Quando o cara começa a ganhar espaço na cena e, consequentemente, consegue viver de música, não é rara a aparição de uma pá de gente querendo abocanhar privilégios. O que muita gente se esquece, no entanto, é que ser artista não é o mesmo que ter fama e grana escapando pelos bolsos.

Músico toca ukulele na praia

Deixe o músico ter liberdade para fazer o seu som (Foto/Pexels)

Por isso, se alguém de sua família está começando a construir uma carreira, não use as festas na casa da vovó para sugerir favores. Frases como “não esquece de mim quando ficar rico, hein?” ou “tô doido que você fica famoso logo”, não são incentivadoras. Na real, o músico entende essas palavras como a clara demonstração de que está cercado de pessoas aproveitadoras.

Mais posts para músicos

Vamo rir? 10 coisas que todo músico faz quando tá aprendendo a tocar

5 dicas para se manter motivado a tocar violão todos os dias

Tocando com banda: 5 dicas para melhorar a prática em conjunto

E já que você chegou até aqui, que tal me ajudar a espalhar esse conteúdo? Esse rolê é nem fácil: basta compartilhar o link deste post e marcar seus amigos músicos 😉

 

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK