Cifra Club

15 músicas para tocar em barzinho e arrasar na apresentação

Confira algumas cifras de músicas que fazem sucesso na hora de se apresentar em bares!

Tocar em bares pode ser uma experiência gratificante e um desafio ao mesmo tempo, mas não se preocupe: a chave para uma apresentação de sucesso é um repertório bem selecionado. Com isso em mente, reunimos algumas músicas para tocar em barzinho!

Para encantar o público, você deve conhecer diferentes estilos e artistas, além de possuir um número razoável de canções. Então, se você quer saber como tocar em barzinho e diversificar ainda mais o seu setlist, vem com a gente!

Aprenda algumas das melhores músicas para tocar em barzinho

De forma geral, nossa lista foi elaborada para quem está no nível iniciante no violão, contudo algumas das músicas podem ser desafiadoras. Com dedicação, essas dificuldades se tornarão grandes oportunidades de aprimoramento.

Confira as músicas que escolhemos para você tocar e arrasar em barzinhos:

La Belle De Jour – Alceu Valença

Uma das mais pedidas em barzinhos, La Belle De Jour não apresenta grandes desafios em relação aos seus 5 acordes, pois todos são básicos.

Você pode aproveitar o solo tranquilo no meio da música e treinar o dedilhado assistindo a nossa videoaula:

O Sol – Vitor Kley

Para começar, você precisa colocar o capotraste na 2ª casa do violão. Em seguida, confira com cuidado os acordes D4(9)/A e Em7, por causa das suas digitações peculiares.

Ao ouvir O Sol algumas vezes já é possível ter uma boa noção sobre a sua batida e arrasar no barzinho!

Whisky A Go Go – Roupa Nova

Primeiro, coloque o capotraste na 3ª casa do violão. Quanto aos 6 acordes de Whisky A Go Go, não há nada com o que se preocupar, pois com certeza você saberá como montá-los.

O padrão rítmico da música é bem tranquilo: ↓↑ ↓↓ ↓↑ ↓↑. Lembre-se de tocar um pouco mais forte na primeira batida do segundo tempo e, caso tenha dúvidas, não se esqueça de conferir a videoaula de Whisky A Go Go.

País Tropical – Jorge Ben Jor

A maioria dos 6 acordes de País Tropical é bem tranquila. No entanto, confira as digitações dos shapes de C e D.

Apesar de serem acordes bem conhecidos, a forma como eles são tocados nessa música é diferente, com pestana. A batida da canção é bem simples: ↓↑↓↑. Porém, existe uma variação na levada onde a primeira batida é abafada.

Burguesinha – Seu Jorge

Com apenas 5 acordes, Burguesinha é uma das melhores músicas para tocar em barzinho, não somente pelo seu ritmo contagiante, mas também pela facilidade. Recomendamos somente ter atenção ao shape de E7(9).

Luz Dos Olhos – Cássia Eller

Embora a maioria dos 8 acordes de Luz Dos Olhos seja tranquila, alguns shapes merecem maior atenção como D9(11)/A, D9/F#, F7M/C e G6/D.

Quanto ao ritmo, acreditamos que você não vai encontrar grandes desafios, pois a levada é esta: ↓↑↓↓ ↓↑↓↑.

Será – Legião Urbana

Não tem como falar de músicas para tocar em barzinho e não lembrar de Legião Urbana. A banda de Brasília tem um repertório ideal para apresentações em bares.

No caso de Será, a introdução contém um solo famoso que também é tranquilo de fazer. Com relação aos 8 acordes, apenas Gm/Bb e G/B merecem mais atenção na hora de tocar, uma vez que os demais costumam ser ensinados nas primeiras aulas de violão.

A batida fica dessa maneira: ↓↓↑↑↓↑, mas se você sentir necessidade de treinar mais vezes, pode conferir a nossa videoaula completa:

Pro Dia Nascer Feliz – Barão Vermelho

Embora a maioria dos 10 acordes de Pro Dia Nascer Feliz seja simples, você deve ter atenção aos shapes de: E/A, E9/A, F/A e F4(7).

O solo no meio da música também oferece uma ótima oportunidade para você praticar as técnicas de hammer on e pull of.

Lilás – Djavan

Lilás é uma das canções mais desafiadoras da nossa lista, mas também é ótima para praticar e aperfeiçoar o dedilhado.

Recomendamos o estudo dos acordes F#7(13-), F/G, F7M(11+) e E7(9+). Se você sentir dificuldade em algum trecho, vale conferir a nossa videoaula completa de Lilás, do Djavan.

Cowboy Fora da Lei – Raul Seixas

Um dos grandes sucessos de Raul Seixas, os 7 acordes de Cowboy Fora da Lei são tranquilos, mas recomendamos uma atenção especial em G/A e G/B.

Para visualizar melhor, a batida da canção fica assim: ↓↓ ↓↑↓↑. Caso ainda tenha dúvidas sobre os acordes ou ritmo, confira a videoaula abaixo:

A Estrada – Cidade Negra

De forma geral, A Estrada não oferece grandes desafios, se pensarmos nos seus 6 acordes. Apesar disso, vale a pena estudar os acordes D7M(9) e F7M.

Com relação à batida, você pode mesclar toques para cima e para baixo com batidas abafadas, para dar um swing à canção.

Have You Ever Seen The Rain – Creedence Clearwater Revival

Uma das melhores músicas para tocar no barzinho, Have You Ever Seen The Rain possui apenas 6 acordes.

Recomendamos que vá direto aos acordes Am/G e G4/B e atente-se aos fraseados que aparecem no início da música; acredite, eles fazem toda a diferença.

Não se esqueça de usar a levada ↓↑↓↑ ↓↑↓↑ para arrasar na apresentação.

Telegrama – Zeca Baleiro

Outro clássico da música brasileira, Telegrama tem 8 acordes tranquilos de tocar, mas recomendamos ter atenção nos shapes F#11 e B5.

Você vai reparar também que há um dedilhado no meio da música, igualmente simples de reproduzir. Para realizar a batida, use a sequência ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↓  ↓ ↑.

Se você ainda tiver dúvidas, acompanhe os detalhes da nossa videoaula completa:

Boate Azul – Bruno & Marrone

A maioria dos 9 acordes de Boate Azul não apresenta desafios, mas os shapes Eb (3ª casa) e Ab podem ser um pouco mais complicados na hora de tocar. Por isso, recomendamos que você estude e pratique mais esses acordes.

Favorita entre os sertanejos, a clássica batida de guarânia é a utilizada na levada.

Evidências – Chitãozinho & Xororó

Para encerrar essa lista, nada melhor do que Evidências. Além de ser um grande clássico, é uma das músicas sertanejas mais desafiadoras para tocar em barzinho, devido ao seu número elevado de acordes – 25, ao todo.

Mas não se preocupe que vamos te ajudar! Recomendamos que você estude os acordes mais complicados, como C#m7/B, C5+ (3ª casa), E/G#, E5+, E6, E7(9) (6ª casa), G# (4ª casa) e F#/A#. 

Caso necessite de apoio, confira essa videoaula especial e arrase na apresentação:

Domine o samba no violão com o Cifra Club Academy

E então, curtiu essas dicas de músicas para tocar no barzinho? É hora de dar o próximo passo e evoluir sua técnica com o Cifra Club Academy.

O curso de Samba no Violão já está disponível em nossa plataforma! Prepare-se para conhecer mais sobre a história do estilo musical, além de aprender técnicas e levadas e ampliar o seu repertório dominando alguns dos clássicos do gênero.

Quer saber mais sobre o curso e entender como podemos te ajudar a evoluir no samba? Confira a ementa completa!

curso de samba no violão
Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK