Cifra Club

Morre Aretha Franklin, uma verdadeira força da natureza

Em uma era em que os grandes baluartes da arte possuem mais passado do que futuro, 2018 emplaca mais um luto imensurável para os fãs de música. Morreu nesta quinta-feira (16), aos 76 anos, a cantora Aretha Franklin. Lutando contra um câncer desde 2010, a artista faleceu “gravemente doente em sua casa ao lado de seus parentes”, segundo seu empresário.

Aretha Franklin começou a cantar ainda na adolescência. Filha de um pastor batista, ela despontou como cantora de música gospel, mas não demorou muito para aderir ao R&B e à música soul. Em 1967, Aretha emplacou a faixa “Respect”, o maior sucesso de sua carreira. Com seu timbre Mezzo-Soprano, a artista vociferou para o mundo uma música que realmente lida com a questão do empoderamento feminino.

Ao 61 anos de carreira, além de ter imortalizado várias canções nas paradas de sucesso, Aretha Franklin faturou 18 prêmios Grammy, incluindo um pelo conjunto da obra. Em 1987, ela se tornou a primeira mulher a conquistar um lugar no “Hall da Fama do Rock and Roll”.

Dona de uma voz capaz de mover montanhas, Aretha Franklin influenciou artistas dos mais diversos segmentos e gerações. Os ecos de seu brilhante trabalho podem ser escutados em discos de astros do naipe de Rolling Stones, Stevie Wonder, Rod Stewart, Amy Winehouse e Adele. Dê o play e relembre uma das grandes performances da artista:

No começo do ano passado, Aretha anunciou que iria se aposentar. O último show da diva das divas aconteceu na Filadélfia, em setembro de 2017. Segundo ela, a retirada dos palcos seria algo “amargo e doce ao mesmo tempo”, porque a música “é o que fiz toda minha vida”.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK