Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Você está pronto para os instrumentos musicais inteligentes?

      20 de agosto de 2018 12:05 Por Gustavo Morais

      Jamstik é uma guitarra digital portátil (Foto/Internet)

      As tecnologias Wi-Fi, Internet das Coisas [IOT], inteligência artificial [AI] e machine learning [aprendizado de máquina ou automático] são protagonistas deste “admirável mundo novo” em que vivemos. Tais ferramentas promovem uma conectividade que proporcionam novas oportunidades para o desenvolvimento de novas formas de entretenimento, cultura e aprendizado.

      Para os padrões do mundo contemporâneo, aprender a tocar um instrumento musical convencional é um processo lento. Cientes a respeito dessa situação, os fabricantes de instrumentos estão investindo no desenvolvimento de instrumentos inteligentes. Sendo assim, estamos na era dos equipamentos que proporcionam uma experiência completa e mais fácil de ser digerida para os instrumentistas e ouvintes.

      Confira alguns dos instrumentos inteligentes disponíveis no mercado:

      1) Phonotonic: é um jeito de fazer música com os movimentos do corpo. Seu movimento não apenas faz com que este dispositivo produza música, mas também controla efeitos sonoros, melodia e ritmo em tempo real. Compatível com dispositivos que usam sistema iOS, o aplicativo comunica o sensor via Bluetooth e mede o movimento.

      2) Jamstik: com especificações semelhantes as de uma guitarra convencional, com cordas e trastes, esse controlador MIDI pode ser conectado ao seu telefone, tablet e laptop via Bluetooth 4.0. Ele possui configurações de sensibilidade de toques, que podem personalizar o desempenho.

      3) Illuminating Piano: ótima alternativa para aprender a tocar piano. Equipado com 61 teclas e recursos de LED, esse instrumento musical inteligente ajuda você a aprender a tocar qualquer música. Ele pode ser conectado, sem fios ao seu iPad e ilumina as notas da música que você escolheu em diferentes combinações de cores.

      4) Artiphon Instrument 1: que tal aprender a tocar vários instrumentos musicais sem ter que comprá-los? Esse instrumento digital versátil e portátil é a solução! Ele permite que você toque diferentes instrumentos e estilos, seja violão, violino ou piano.

      5) gTar: compatível com muitos aplicativos populares, o gTar é uma guitarra inteligente que ajuda você a aprender sua música favorita facilmente. Com o aplicativo, você pode fazer o download da música que quer tocar e o app acenderá as notas da canção no braço da guitarra.

      Vale frisar que citamos apenas cinco dos muitos instrumentos inteligentes que existem por aí! Mas e você, amigo leitor? Como você enxerga esse mar de tecnologia que a cada dia transforma os métodos de se aprender música?