Cifra Club

Roland lança instrumento de sopro digital; conheça o Aerophone GO

Roland lança instrumento inovador (Foto/Divulgação)

A Roland acaba de lançar o Aerophone GO, um instrumento de sopro digital. Combinando toque e resposta tradicionais com as inovadoras tecnologias digitais da fabricante, o equipamento é moderno, expressivo, versátil, prático e inspirador.

Aerophone GO é ideal para saxofonistas e outros músicos de sopro de todos os níveis de experiência. O instrumento possui 11 sons internos, incluindo variações de saxofone soprano, alto, tenor e barítono; flauta, clarinete, violino, synth lead; e muito mais.

Instrumento oferece um satisfatório banco de sons (Foto/Divulgação)

O bocal com sensor de respiração também funciona como um sensor de dentada, compatível com técnicas expressivas como o vibrato e pitch. Possui entrada para fone de ouvido e saída para amplificador. Graças ao módulo de som digital, o instrumento permite que os músicos executem instantaneamente a transposição de notas sem a necessidade de alterar o dedilhado.

Dê o play e confira uma apresentação do instrumento:

Aplicativos que fazem ainda mais diferença

Enquanto instrumento independente, o Aerophone GO oferece um vasto banco de sons inspiradores, portabilidade e a opção de tocar com fone de ouvido. Também é possível utilizar o Bluetooth, para te conectar o instrumento ao seu smartphone. Para tornar a experiência ainda mais completa e especial, a Roland oferece dois aplicativos: Aerophone GO PlusAerophone GO Ensemble. Ambos são gratuitos e disponíveis para os sistemas iOS e Android.

Um dos aplicativos possibilita prática em conjunto (Foto/Divulgação)

O Aerophone GO Plus te permite tocar em simultâneo com as músicas que estão salvas em seu smartphone, oferecendo várias ferramentas para você desenvolver o seu aprendizado. Entre outras, o app reduz o tempo da faixa ou faz loop de um determinado trecho da canção para que assim você possa estudar em detalhes. O aplicativo também possibilita acesso a 50 sons adicionais e permite ajustes e definições de performances, como a sensibilidade do controle de respiração/sensor de dentada, dedilhados e muito mais.

Por sua vez, o Aerophone GO Ensemble permite que até 7 músicos com Aerophone Go toquem de forma simultânea. Nãos e trata de “milagre”, mas sim de uma conexão Wi-Fi. Esse app é ideal para praticar, tocar ou aprender em sala de aula. Após a ligação, cada membro do grupo pode selecionar 19 sons diferentes no smartphone, e escolher qual deseja tocar.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK