Cifra Club

Empresa austríaca anuncia lançamento de disco de vinil em HD

Objeto de desejo para alguns, item de decoração para outros e igualmente respeitado entre os audiófilos, o disco de vinil é a mídia musical do momento. De olho na popularidade do “bolachão” e nas maravilhas que a tecnologia proporciona, a empresa austríaca Rebeat Innovation anunciou que vai relançar LPs em versão HD.

Segundo a Rebeat Innovation, o chamado “Vinyl HD” chega com a missão de atingire uma maior qualidade na sonoridade a partir de uma nova tecnologia de gravação dos discos. O processo consiste em usar uma base de cerâmica que alia mapeamento topográfico em 3D a tecnologia de inscrição a laser. Além disso, é possível expandir em 30% o tempo de reprodução do LP, ou seja, 30 minutos para cada lado, em vez de 25. [a galera do rock progressivo agradece pelo aumento de tempo ;)]

No site do projeto, os criadores do HD Vinyl dão explicações que sanam quaisquer desconfianças que possam povoar as mentes dos “vinilzeiros raízes”. De maneira sucinta, a página revela detalhes sobre os processos de  produção dos discos.

O HD Vinyl é prensado de uma versão original, não da cópia da cópia da cópia. A produção é mais rápida e não gera perda de áudio com as múltiplas cópias. Um laser de precisão corta um groove perfeito na base de cerâmica, eliminando todos os elementos tóxicos usados atualmente na produção das bases. Com a natureza superior da cerâmica sobre o níquel, a qualidade é a mesma independente de quantas cópias são feitas

A previsão de lançamento, de acordo com o CEO da empresa, Gunther Loibl, é durante o verão de 2019 (no Hemisfério Norte). Apesar da boa nova, ainda não se sabe quanto custará um HD Vinyl.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK