Cifra Club

Conheça o Campeonato Mundial de Air Guitar; japonesa vence edição 2018

Torneio tem mais de 20 anos de tradição (Foto/Site Oficial)

Você sabia que existe um “Campeonato Mundial de Air Guitar”? Muita gente pode até não botar fé, mas a cidade Oulu, na Finlândia, é a sede do torneio que reúne os melhores tocadores de guitarras invisíveis. A primeira edição do torneio rolou em 1996. A final da Mundial 2018 rolou na semana passada.

Girl Power

Em 2018, a mulherada conquistou dois postos no Top 3! A grande vencedora foi a japonesa Nanami “Seven Seas” Nagura. O americano Matt “The Airistotle” Burns ficou com a medalha de prata e, por sua vez, a canadense Dana “Dana-Saurus Rex” Schiemann ficou com o terceiro lugar.

Para conquistar o título, “Seven Seas” derrotou outros 15 finalistas. Cada finalista foi destaque no campeonato de Air Guitar de seu respectivo país. Por sua vez, Nanami chegou às finais como campeã nacional do Japão.

Premiação e regras

Como prêmio, Nanami “Seven Seas” Nagura levou para casa uma guitarra Flying Finn. O instrumento é personalizado e foi impecavelmente criado pelo renomado luthier Matti Nevalainen. A vencedora também já está classificada para a fase final do “Concurso Mundial de Air Guitar 2019”.

Vencedora levou pra casa uma bela guitarra (Foto/Site Oficial)

Os juízes avaliam os concorrentes em três categorias: coreografia, precisão de seu desempenho e “Airness”. Cada participante apresentou um minuo de uma música de sua escolha. Na sequência, eles foram testados com uma música comum da escolha do organização, que neste selecionou a faixa “Hopeless Case Of A Kid In Denial”, hit da banda The Hellacopters.

Dê o play e confira a performance da grande campeã:

Como participar?

Infelizmente, o dito “Campeonato Mundial” atualmente é disputado somente por participantes dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Japão, Reino Unido, Dinamarca e Austrália. Se o seu país ainda não estiver no mapa da Air Guitar, você pode participar da fase classificatória chamada “Dark Horses’ Qualifying Round” em Oulu,na Finlândia.

A Air Guitar World Championships é uma marca registrada internacionalmente. Desta forma, sem a licença AGWC, não tem como organizar uma competição oficial de guitarras imaginárias.

Para organizar um campeonato nacional de Air Guitar no Brasil, você deve entrar em contato com o produtor da AGWC. Para tal, basta enviar um email para hanna@airnestprod.com e contar com a sorte.

 

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK