Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      #SetembroAmarelo: 5 músicas para abraçar a prevenção ao suicídio

      2 de setembro de 2019 9:00 Por Gustavo Morais

      Campanha acontece desde 2015 (Imagem/Facebook)

      Iniciada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha Setembro Amarelo é uma forma de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, a ação promoveu suas primeiras atividades em 2015.

      Como a música tem o poder clarear os momentos obscuros da vida, listei selecionamos cinco videoaulas para que você possa tocar e inspirar quem mais precisa de apoio em momentos tão extremos.

      Quer saber quais são essas músicas que podem mudar uma vida? Então, se ligue, pois vou te dar os caminhos para que você aprenda a tocar as seguintes músicas:

      • Here Comes The Sun
      • Fireworks
      • O Sol
      • Don’t Stop Believin’
      • The Climb
      Ah, e lá no final da conversa, te indico uma playlist bem top sobre Setembro Amarelo.

      1. The Beatles – Here Comes The Sun

      Por mais que a tempestade seja forte, a luz do sol sempre volta para espantar o frio e a escuridão.

      2. Katy Perry – Fireworks

      Com um de seus grandes hits, Katy ensina que todos somos especiais!

      3. Jota Quest – O Sol

      O fundo do poço tem molas. A dor é algo que não pode nos guiar.

      4. Journey – Don’t Stop Believin’

      Sempre que a desmotivação bater à porta, deixe que esse hino faça a recepção!

      5. Miley Cyrus – The Climb

      Eis uma série de reflexões sobre como superar as adversidades que a vida pode colocar em nosso cotidiano.  Em um trecho livremente traduzido da letra, Cyrus explica que “As lutas que estou enfrentando/As oportunidades que eu estou tendo/Às vezes podem me derrubar, mas não, eu não estou falhando/Eu posso não saber disso”.

      Ouça músicas que fortalecem o Setembro Amarelo

      Como a música é linguagem universal e que promove a união, o nosso parceiro Letras.mus.br decidiu abraçar a causa. Para fortalecer ainda mais o alcance do Setembro Amarelo, o Letras elaborou uma playlist de músicas que entram na vibe de conscientização.

      Setembro amarelo é tema de playlist motivacional

      A música fortalece os ideais do Setembro Amarelo (Imagem/Letras.mus.br)

      Na apurada seleção elaborada pela curadoria musical do site, foram privilegiadas músicas de cunho positivista. A canção Enquanto Houver Sol, da banda Titãs, por exemplo, tem versos que poderiam ser o slogan da campanha. Quem também marca presença na playlist dedicada ao Setembro Amarelo são os os mineiros maneiros do Jota Quest, com a sensacional Dentro de um Abraço.

      As mensagens dessas músicas sãos sensacionais, não é mesmo? Para edificar sua mente com mais canções positivas e fazer parte desse apoio musical ao Setembro Amarelo, você só precisa conferir a playlist! Lembre-se que nunca é demais espalhar o recado em suas redes sociais. Juntos, nós somos todos mais fortes!

      CVV prova que sempre há uma saída

      Se você [ou alguém que você conheça] está passando por algum momento que desperte tendências suicidas, não tenha receio de procurar ajuda. Além do apoio de familiares e amigos, você pode recorrer ao CVV, uma organização que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

      Importante: o número do telefone de contato do CVV é 188 e as ligações são gratuitas.