Cifra Club

482 bateristas tocam “Evidências”; conheça a Orquestra de Baterias

Orquestra de Baterias existe desde 2013 (Foto/Facebook – @luizafilippo)

Nem Rush… nem Led Zeppelin… e nem nada que venha de uma banda cujo batera seja uma lenda. Em sua apresentação mais recente, os 482 bateristas da  Orquestra de Baterias das Américas surpreenderam o público com uma apresentação da música “Evidências”, hit de Chitãozinho & Xororó.

Mas não se assuste, amigo leitor. Além do hino não oficial brasileiro, a Orquestra também tocou  clássicos de do AC/DCGuns N’ RosesAmy WinehouseBon JoviMichael Jackson, entre outros. Já em 2017, o exército de bateristas tocou hits de os artistas tocaram hits de bandas e músicos como Chico ScienceQueenSabbathRed HotStone Temple PilotsAudioslave e Linkin Park.

Mas quem são esses caras?

Surgida no ano de 2013, na cidade de Florianópolis, a Orquestra de Baterias das Américas é a única do mundo que faz uma apresentação anual. Além de procura humanizar os espaços públicos, a orquestra de bateras é um evento inclusivo e acessível. No final das contas, o propósito é fazer com que a música tenha um papel central.

A cada ano, o evento atrai mais público e participantes. Entre a primeira edição (2013) e a apresentação mais recente (2018), o número de bateristas presentes aumentou mais de 12 vezes, conforme você pode conferir no esqueminha abaixo:

  • 2013: 35 bateristas
  • 2014: 75 bateristas
  • 2015: 115 bateristas
  • 2016: 211 bateristas
  • 2017: 350 bateristas
  • 2018: 482 bateristas
  • 2019: você e mais quantos?
Orquestra de Baterias das Américas já tem data marcada para fazer uma próxima apresentação. O evento vai rola no dia 18 de agosto de 2019, em Floripa. E aí? Vai encara?
Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK