Cifra Club

Navegue pelo incrível mapa que reúne sons da natureza do mundo inteiro

Site mostra sons do mundo inteiro (Reprodução/Nature Soundmap)

Tudo bem que moramos “em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, como bem pontou Jorge Ben Jor [quando ainda era Jorge Ben 😉 ]. Mas você já parou para pensar que por conta da distância geográfica, não temos a oportunidade de conhecer uma incalculável quantidade de sons?

Felizmente, já inventaram o Nature Soundmap, mapa de sons da natureza ao redor do mundo disponível gratuitamente. Trata-se de uma plataforma colaborativa, que apresenta um mapa mundi, com opções de áudios da natureza gravados em todos os continentes. Desta forma, do lado de cá da Linha do Equador, nós poderemos apreciar o canto harmonioso e suave do Rubythroat Siberiano, uma simpática ave migratória que transita entre Sibéria, Tailândia, Índia, Indonésia e Bangladesh. Em contrapartida, a turma lá da gringa pode experimentar o som dos ecos de uma noite qualquer da Serra do Mar, em Ubatuba.

Já parou para ouvir a voz da natureza? (Foto/Pexels)

O projeto é fruto dos esforços de mais de 90 profissionais de diferentes nacionalidades. Em geral, são artistas, ornitologistas, fotógrafos e profissionais de áudio. Para dar um charme informacional, a plataforma une os registros, simpre disponibilizados em alta qualidade, à imagens de satélite dos locais onde os arquivos foram registrados. Sendo assim, em um mesmo site, a gente aprende e descansa os ouvidos.

As gravações são feitas com dois microfones que captam sons em 360 graus. A técnica se aproxima ao máximo do que seria a experiência de estar em um desses ambientes.

Vale a pena tirar alguns minutos do dia e embarcar nas vibrações curativas de sons da natureza.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK